Livro «A Conquista de Tavira» propõe itinerário crítico pelo Algarve

O livro «A Conquista de Tavira», de Pedro Silva Sena, disponível desde ontem na livraria online da Leya e em breve noutras livrarias online, propõe “um itinerário crítico pelo Algarve, pela sua história e pelo seu presente”.

Trata-se de um “livro de viagens” que “convoca diversos géneros literários” ao longo das suas páginas ilustradas com postais da coleção do autor.

Pub

“O destino da viagem é Tavira e o seu entorno, cuja descrição e passado ocupam várias secções deste livro de viagem e de divulgação científica, de poesia e de ficção”, refere o autor.

Antes da chegada à «Pérola do Gilão», o livro passa sobre carris e séculos por Faro e Olhão, resumindo o que se sabe acerca dos «primeiros abencerragens da Península Ibérica», evocando as primeiras vítimas do esclavagismo europeu, aludindo à guerrilha miguelista do Remexido e a uma estadia do escritor Vladimir Nabokov na região ou comentando os primeiros (e conturbados) séculos da história de Olhão.

“Mas é em Tavira que nos demoramos, evocando a sua história ao percorrê-la, visitando os seus arredores (como Cacela Velha), as suas aldeias piscatórias, as suas praias, ou revisitando a memória da pesca do atum”, descreve Pedro Silva Sena.

O volume conta ainda com um conto infanto-juvenil de “temática ecológica e antirracista”, apresentando a desconhecida «Aventura de Sancho Pança, o fiel escudeiro de Dom Quixote, o Cavaleiro da Triste Figura, no Reino do Algarve», vertida para português pelo autor, a partir do original de Cide Hamete Benengueli.

Pub

“Nesta novela maravilhosamente redescoberta em Tavira, acompanhamos Sancho Pança, após a morte de Dom Alonso Quijano, no seu (árduo e abrolhado) exercício enquanto «governador de uma ínsula» na costa sotaventina”, finaliza o autor.



Pub
Mais em Sociedade
Homem detido por roubos em Loulé

O Comando de Faro, através do Núcleo de Investigação Criminal de Loulé, no dia 12 de maio, deteve um homem de 45 anos, por roubos, em Loulé.

Atropelamento na EN125, em Loulé, faz duas vítimas mortais – CNN

Duas mulheres, mãe e filha, morreram este domingo num atropelamento na Estrada Nacional 125, nas Quatros Estradas, concelho de Loulé, disse

Vinhos de Lagoa premiados no Concurso Cidades do Vinho

O vinho ARVAD, Touriga Nacional e o vinho Marquês dos Vales, Grande Escolha, ambos produzidos no concelho de Lagoa, estiveram em destaque…

Aldeias de Crianças SOS quer alertar para a importância da família

A mais recente campanha das Aldeias de Crianças SOS, lançada com o objetivo de celebrar o Dia da Família, pretende «alertar para a família».