(imagem de ilustração)

Governo alerta para risco de incêndios com potencial catastrófico nos próximos dias

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, afirmou hoje que os próximos dias serão de enorme complexidade e de risco de incêndio muito elevado, com potencial quase catastrófico.

A governante falava no final da reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, onde foi analisado o que se passou nas últimos dias e o risco previsto até à próxima sexta-feira.

Pub

Relembrando que a situação é avaliada diariamente entre ANEPC e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a secretária de Estado disse que o contexto meteorológico diz que “qualquer ocorrência que possa verificar-se nos próximos dias tem um enorme potencial de desenvolvimentos quase catastróficos”.

Patrícia Gaspar frisou que cerca de 70% dos concelhos do país, sobretudo nas regiões do interior centro e norte e do Algarve, estão em risco máximo ou elevado de incêndio rural.

A secretária de Estado frisou que é preciso «tolerância zero” em relação ao uso do fogo, apelando aos portugueses para “não usarem qualquer espécie de fogo junto aos espaços rurais”, uma vez que “todo o cuidado é pouco”.

“Vamos enfrentar um cenário meteorológico muito complicado com um potencial de ocorrências difíceis de gerir”, disse, acrescentando que a prioridade no combate aos incêndios passa também pela proteção dos operacionais que estão envolvidos.

Pub



Pub
Mais em Sociedade
Sklum: a marca mais desejada

A famosa loja de decoração online está cada vez mais presente em todas as casas porque a frescura dos seus designs faz da marca Sklum um

Corte de água em Algoz dia 24 de maio

Interrupção de fornecimento de água no dia 24 de maio, na Rua Alto do Palmeiral,…

Sismo de magnitude 2,8 (Richter) sentido no concelho de Santiago do Cacém

Um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter foi sentido esta segunda-feira no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, sem

Design
Algarve Design Meeting arranca hoje em Faro

A 11.ª edição do Algarve Design Meeting vai decorrer nas instalações da antiga Fábrica da Cerveja, entre hoje e sábado, dias 23 e 28, fazendo