
Governo alerta para risco de incêndios com potencial catastrófico nos próximos dias
A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, afirmou hoje que os próximos dias serão de enorme complexidade e de risco de incêndio muito elevado, com potencial quase catastrófico.
A governante falava no final da reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, onde foi analisado o que se passou nas últimos dias e o risco previsto até à próxima sexta-feira.
Relembrando que a situação é avaliada diariamente entre ANEPC e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a secretária de Estado disse que o contexto meteorológico diz que “qualquer ocorrência que possa verificar-se nos próximos dias tem um enorme potencial de desenvolvimentos quase catastróficos”.
Patrícia Gaspar frisou que cerca de 70% dos concelhos do país, sobretudo nas regiões do interior centro e norte e do Algarve, estão em risco máximo ou elevado de incêndio rural.
A secretária de Estado frisou que é preciso «tolerância zero” em relação ao uso do fogo, apelando aos portugueses para “não usarem qualquer espécie de fogo junto aos espaços rurais”, uma vez que “todo o cuidado é pouco”.
“Vamos enfrentar um cenário meteorológico muito complicado com um potencial de ocorrências difíceis de gerir”, disse, acrescentando que a prioridade no combate aos incêndios passa também pela proteção dos operacionais que estão envolvidos.