São Brás de Alportel inicia projeto-piloto «Pague apenas o lixo que produz»

O município de São Brás de Alportel vai implementar, a partir de setembro, em algumas urbanizações da vila, o novo projeto-piloto «PAYT – Pay as You Throw (Pague apenas o lixo que produz)».

Trata-se de “mais um passo inovador na área do ambiente”, através de um projeto que promove a deposição seletiva de resíduos e através do conceito de poluidor-pagador, assinala a autarquia são-brasense.

Pub

A primeira fase do projeto, que vai permitir analisar e avaliação da tarifa que atualmente se encontra em vigor relativa à deposição de resíduos urbanos, abrangerá a Urbanização Fonte da Pedra, a Urbanização Xanabus e prédios vizinhos e a rua Virgínia de Passos, totalizando 156 consumidores.

Cada consumidor/agregado familiar vai ter uma chave de acesso e identificação que permite desbloquear as tampas dos contentores destinados à deposição de resíduos urbanos indiferenciados e dos ecopontos onde vão ser depositados os resíduos.

Este processo permitirá avaliar a quantidade de resíduos depositados por chave de acesso.

Como a tarifa de resíduos urbanos é apenas aplicada sobre os resíduos indiferenciados, quanto mais e melhor o consumidor separar, menor será a tarifa a pagar pelos munícipes pelos resíduos, cumprindo-se assim o princípio do poluidor-pagador.

Pub

O projeto resulta de uma candidatura submetida pelo município ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos do Fundo de Coesão (apoiada em 85%), contando com um investimento total de 170.459,65 euros.

“Um projeto pedagógico com preocupações ambientais e que vai ao encontro da estratégia do município para a área do ambiente e que se espera que seja alargada brevemente a outras zonas e locais do concelho”, finaliza o executivo liderado por Vítor Guerreiro.



Pub
Mais em Ambiente
Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…

“Caminhada no Algarvensis” celebra Semana Europeia de Geoparques

Albufeira, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de maio a…

Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental