
Albufeira celebra com solenidade e espetáculo
No Dia do Município em Albufeira, durante a manhã decorreu uma sessão solene de homenagem aos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço e de tarde foi a vez de se cruzarem vários eventos que trouxeram animação à data, ainda que com um formato diferente do habitual. José Carlos Rolo, que se afirmou «também um funcionário público» enalteceu «a alegria e a gratidão de poder ver todos os dias os trabalhadores da câmara municipal».
A cerimónia teve lugar no Auditório Municipal, com rigorosa segurança, e nela foram homenageados 41 trabalhadores. Depois de um minuto de silêncio pelos trabalhadores municipais falecidos no último ano desde as cerimónias do ano passado, José Carlos Rolo iniciou o seu discurso dizendo que «poder ver-vos em todos dias e saber que estão sãos, que estamos aqui, que mantemos o propósito de servir o bem público, faz nascer em mim uma gratidão enorme».
O autarca frisou que mesmo durante o confinamento social nunca deixou de atender os munícipes e de «pensar no bem comum para esta terra. Vocês sabem que eu estive sempre presente nos momentos bons, nos momentos menos bons e nos momentos críticos que o poder local, em Albufeira, tem sofrido?, continuou.
Por seu turno, Paulo Freitas, referiu-se a «este novo anormal» que nos «obriga a andar mascarados, sem vermos sorrisos nem expressões faciais, mas passamos a falar com o olhar» tem igualmente momentos onde «há um sentido de responsabilidade» para com aqueles que «deram e dão a vida ao trabalho». Enaltecendo os trabalhadores públicos que muitas vezes são alvo de críticas de modo gratuito, Paulo Freitas frisou «que se respeitem os mais velhos, pois uma pessoa mede-se pela qualidade dos seus amigos». Para o responsável pela Assembleia Municipal, «esta medalha significa garra, sacrifício, uma vida que se dá por vontade e que se traduz no bem estar de quem cá vive ou nos visita», pois «pode haver até quem diga que nada se faz, mas a verdade é que se faz, é que há muito trabalho e está visível».