Secretária de Estado homologa acordo entre autarquia e ANEPC

Faro: Proteção Civil Municipal muda-se para instalações do Comando Distrital

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro vai mudar-se para parte das instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), no centro da cidade, que ficaram vazias com a passagem de pessoal para Loulé.

O protocolo entre Câmara Municipal de Faro e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, representada pelo seu presidente, Carlos Mourato Nunes, foi assinado ontem, durante a sessão solene do Dia da Cidade, na presença da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

Pub

“Este processo permite aproveitar e utilizar parte das instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro, que ficaram vazias fruto da passagem do pessoal para Loulé”, onde foi instalado o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, explicou a governante.

Com o SMPC de Faro e os seus técnicos e valências “muito melhor instalados” no edifício situado na rua Dr. João Lúcio, no centro da cidade de Faro, o serviço ganha “uma operacionalidade completamente diferente, permitindo até uma sinergia diferente entre autarquia e comando distrital”, assinalou Patrícia Gaspar.

O presidente da Câmara Municipal de Faro também destacou a “maior operacionalidade” garantida pela mudança, uma vez que aquele serviço, criado formalmente há um ano, ainda não tinha «casa».

“Durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19, numa situação muito especial, alocámos a biblioteca municipal à Proteção Civil. E agora o serviço até estava em instalações alugadas”, referiu Rogério Bacalhau.

Pub

“O facto de aquelas instalações não estarem a ser ocupadas a 100% é para nós uma mais valia, porque podemos criar aí um espaço que traz sinergias que, de outra forma, não existiriam. É mais fácil abrir uma porta e conversar com a Proteção Civil distrital do que estar a telefonar”, concluiu o autarca.



Pub
Mais em Sociedade
«Três da Manhã» passam pelo Mercado Municipal de Faro na quarta-feira

Faro vai receber amanhã, quarta-feira, 25, o início de uma emissão solidária, ao longo de todo o dia, das «Três da Manhã», programa da Rádio

Em todas as circunstâncias “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Entre hoje (24) e o dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de

Surfista alemão bate recorde de Rodrigo Coxa ao surfar maior onda do mundo na Nazaré – CNN

O Livro dos Recordes do Guinness anunciou esta terça-feira que o surfista alemão Sebastian Steudtner é o novo recordista da maior onda do

Faro
«Faro Acolhe» promove alojamento de universitários em casa de idosos

O projeto «Faro Acolhe», que junta autarquia e Universidade do Algarve (UAlg), pretende promover o alojamento de jovens universitários em