Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Covid-19: Pousada de Juventude de Faro está de prevenção para eventuais isolamentos

O município de Faro conta a partir de agora com a Pousada de Juventude de Faro de prevenção para os eventuais isolamentos de doentes de Covid-19, anunciou o presidente da câmara local, à margem de uma reunião com várias autoridades.

A Subcomissão de Acompanhamento Permanente da Covid-19 da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Faro reuniu na passada terça-feira para avaliar a evolução da pandemia no concelho e na região.

A sessão aconteceu de forma extraordinária e presencial – ao contrário das reuniões regulares que desde março têm acontecido através de videoconferência – e visou avaliar a situação e o crescente número de casos de infeção e a definição de possíveis estratégias articuladas entre os vários parceiros para tentar minimizar os efeitos negativos da pandemia em Faro e no Algarve.

Rogério Bacalhau revelou que o município de Faro tem a Pousada de Juventude de Faro de prevenção, para a eventualidade de haver isolamentos, procurando agora uma instalação para o caso de ter de albergar um número maior de cidadãos.

Durante a subcomissão, o autarca farense sublinhou “a boa articulação entre todos os parceiros envolvidos neste processo” e recomendou à população que “continue a demonstrar o espírito cívico evidenciado e que siga todas as recomendações e medidas de segurança e prevenção emanadas pela Autoridade de Saúde, Proteção Civil e forças policiais entidades que já deram provas cabais de merecerem a confiança da comunidade civil”.

“Mantenham o bom espírito e não se esqueçam das regras de distanciamento; evitem convívios sociais e utilizem a máscara sempre que possível, mesmo em espaços públicos”, apelou Rogério Bacalhau.

Além do edil farense e do coordenador municipal de Proteção Civil, Rui Graça, a reunião contou com as presenças de representantes de autoridades de proteção civil, saúde e segurança. Por videoconferência, participou Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local e novo coordenador da execução da declaração da Situação de Contingência na região.

A delegada de Saúde realçou a necessidade de redobrar as atenções nesta fase, nomeadamente com o regresso às aulas, não permitindo que as pessoas possam ir trabalhar ou levar os filhos para a escola doentes ou com sintomas de doença.

“Se aos primeiros sintomas, uma pessoa ligar imediatamente para a Saúde 24 e ficar em casa, começamos a diminuir em muito o número de casos ativos na comunidade, nomeadamente o número de casos que possam vir a ser graves”, explicou a delegada regional de Saúde, Ana Cristina Guerreiro.

O comandante operacional distrital de Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, referiu ainda que toda a região está bem preparada e que a capacidade é “muito boa”.

“A comunicação entre o posto de comando distrital e os 16 postos de comando municipais funciona em permanência 24 horas por dia e permite manter um controlo eficaz quer com os procedimentos e ações preventivas quer em termos de capacidade de resposta a imediata a cada ocorrência”, referiu.

Desde o dia 16 de março, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Faro deliberou criar a Subcomissão de Acompanhamento para a questão Covid-19, de carácter permanente, que tem vindo a reunir de periodicamente, de forma ordinária ou extraordinária, de acordo com a evolução da situação pandémica.



Exit mobile version