Lançado concurso para a empreitada de eletrificação do troço ferroviário Faro/VRSA

A Infraestruturas de Portugal lançou hoje o concurso público para a empreitada de eletrificação da Linha do Algarve, no troço de 56 quilómetros entre Faro e Vila Real de Santo António.

Trata-se de uma obra com um investimento estimado em 23 milhões de euros para a eletrificação, com o sistema 25 kV/50Hz, envolvendo a instalação do sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção, a construção da nova zona neutra de Loulé (ZN de Loulé), a instalar ao km 322+800; a construção em todo o troço de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de sinalização e telecomunicações; o rebaixamento da via; o alteamento de encontros de tabuleiros; a estabilização de taludes; intervenções em sistemas de drenagens; e intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros.

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A empreitada agora em fase de concurso tem um prazo de execução previsto de 23 meses, estimando-se que esteja concluída no final de 2023.

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve, com um investimento global de 65 milhões de euros, inclui os troços Faro/Vila Real de Santo António e Tunes/Lagos, ambos integrados no programa de investimentos Ferrovia 2020, visando assegurar que todo o trajeto na Linha do Algarve possa ser realizado com recurso a material circulante elétrico, ganhando vantagens ambientais e de melhoria de qualidade do material circulante; melhorar a mobilidade no arco metropolitano do Algarve; e potenciar o sistema ferroviário com condições de operação que sejam independentes do consumo de combustíveis fósseis.

Posteriormente, será lançado o concurso para a eletrificação do troço entre Tunes/Lagos, com um valor também previsto de 23 milhões de euros.

No global, o projeto compreende a execução de duas empreitadas de eletrificação, a construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão, a ampliação da subestação de tração elétrica de Tunes, a remodelação do sistema de energia das salas técnicas e reformulação de passagens de nível e uma empreitada de trabalhos associados aos sistemas de telecomunicações ferroviárias.

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A candidatura no âmbito do COMPETE 2020 implica um financiamento comunitário de cerca de 85%.



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