CHUA assinala Dia Mundial da Prematuridade

«Juntos pela Prematuridade: Cuidar para o Futuro» é o mote para as comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, no próximo dia 17 de novembro, no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Na terça-feira, 17, a equipa da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais de Portimão vai realizar uma sessão online aberta ao público, na qual obstetras, pediatras e enfermeiros do CHUA vão abordar os temas mais relevantes relacionados com a prematuridade. Pode consultar aqui o programa.

Pub

O risco de parto pré-termo, os cuidados emergentes ao recém-nascido prematuro e o transporte especializado intra-hospitalar pediátrico são os temas centrais desta sessão que pode ser acompanhada via Microsoft Teams, a partir das 14:00 horas.

Durante toda a semana, de 16 a 22 de novembro, a autarquia portimonense associa-se também a esta causa, iluminando o edifício da Câmara Municipal com luz lilás – cor que representa a prematuridade.

Em Faro, o Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal (SMIPN) do CHUA vai assinalar o Dia Mundial da Prematuridade através de uma exposição de fotografias e sua divulgação no circuito audiovisual de vídeo/apresentação com alguns conteúdos sobre a prematuridade e o próprio serviço.

Aalém disso, à semelhança de anos anteriores, vai estar afixada uma faixa alusiva à temática na escadaria do edifício principal da unidade de Faro.

Pub

Estas iniciativas pretendem alertar a população para a problemática do nascimento prematuro e das necessidades especiais inerentes ao tratamento e acompanhamento do desenvolvimento destes bebés.



Pub
Mais em Saúde
Portugal enfrenta nova onda de covid-19 e pondera reforçar medidas

Os casos de coronavírus aumentaram 58% numa semana em Portugal, segundo a notícia hoje publicada…

Covid-19
Covid-19: Algarve regista mais de 9.900 casos ativos e 49 internamentos

Os números de novos casos diários de coronavírus SARS-CoV-2, casos ativos e internamentos associados à Covid-19 no Algarve continuaram

Covid-19: Semana com mais mortos, mais internados e mais novos casos

Nos últimos sete dias de avaliação da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, foram registados mais 157.502 novos casos, segundo o

INEM alerta para o esgotamento pelo calor

O esgotamento pelo calor ocorre em consequência da exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos, quando um