A NASA, a agência espacial norte-americana, e a SpaceX, empresa de foguetes do empresário Elon Musk, anunciaram, esta sexta-feira (13), um atraso de 24 horas no lançamento de quatro astronautas em órbita para a primeira missão completa, com humanos, usando uma aeronave de propriedade privada, noticiou esta tarde a Agência Brasil, divulgando também que o lançamento passou de hoje para a noite de domingo. O atraso deve-se às previsões de rajadas de ventos terrestres sobre a Flórida - remanescentes da tempestade tropical Eta - que dificultariam o retorno do foguete reutilizável da Falcon 9, disseram autoridades da NASA.
A cápsula Crew Dragon, recém-projetada pela SpaceX, apelidado de “Resiliência” pela sua tripulação, foi reprogramada para descolar do topo da Falcon 9 às 19:27 hrs de domingo, horário da costa leste dos Estados Unidos, do Centro Espacial Kennedy, da NASA, em Cabo Canaveral.
A jornada à estação espacial - prolongada de aproximadamente oito horas para pouco mais de um dia pelo novo horário de lançamento - é considerada a primeira missão “operacional” da Crew Dragon, escreve a Agência Brasil.
Um teste do veículo de ida e volta para a estação especial, com dois tripulantes a bordo da Dragon, em agosto, marcou o primeiro voo especial de astronautas da NASA, partindo de solo norte-americano em nove anos, após o fim do programa do autocarro espacial.