Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Alemanha planeia auxílio para empresas, de 22 biliões de euros no 1º semestre de 2021

Foto: Reuters

De acordo com fontes da Reuters (Berlin), a Alemanha deve avançar com um pacote de auxílio, de cerca de 22 biliões de euros, entre janeiro e junho de 2021, destinado a empresas e trabalhadores autónomos. A notícia veiculada pela Investing.Com, cita como fontes pessoas próximas ao assunto, em conformidade com os impactos que a pandemia da Covid-19 sustentar no próximo ano.

Em paralelo, o pacote de auxílio da Alemanha, para compensar empresas afetadas pelas medidas de lockdown chegará a 14 biliões de euros este mês, revelaram as mesmas fontes, informando que inicialmente, o governo alemão esperava desembolsar 10 biliões de euros.

Os assessores económicos do governo alemão esperam que a economia encolha menos do que temiam inicialmente este ano, graças a um forte verão, mas uma segunda onda da pandemia de Covid-19 está obscurecendo as perspetivas de crescimento para 2021.

Como parte das novas medidas de auxílio, as empresas podem receber até 200.000 euros por mês para cobrir custos fixos, como por exemplo aluguer, e empreendedores individuais podem recorrer a um valor até 5.000 euros.

Refira-se ainda que segundo a Investing.Com, 'a Alemanha tem poder de fogo fiscal suficiente para adotar mais medidas de resgate e estímulo, se for necessário combater o impacto da pandemia na maior economia da Europa', afirmou o ministro das Finanças, Olaf Scholz, na passada quinta-feira.

A Alemanha planeia emprestar mais de 300 biliões de euros no total, este ano e no próximo, mas precisa considerar cuidadosamente qual medida de auxílio faz sentido, ressaltou Olaf Scholz.

Autor: Holger Hansen / Investing.Com



Exit mobile version