Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

São Brás de Alportel alarga distribuição do cabaz da consoada a mais lares

O município de São Brás de Alportel está a preparar, em conjunto com os parceiros locais, várias ações solidárias no período natalício, nomeadamente o aumento de famílias apoiadas com o cabaz da Consoada.

Na passada quinta-feira, reuniu-se a Plataforma Local de Ajuda Alimentar, coordenada pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia e que conta com a participação do Núcleo Local da Cáritas, do Núcleo Local do CASA, do Exército de Salvação, do CCD - Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores, da Santa Casa da Misericórdia e do Agrupamento de Escolas, para, em conjunto, ser delineado e posto em prática “o plano de ações que tem por objetivo fazer com que haja Natal no lar de todos os são-brasenses”.

A já habitual distribuição do cabaz da consoada “chegará este ano a um maior número de lares e será ainda mais solidário com a economia local”, salientou a autarquia, em comunicado.

Na impossibilidade de realizar este ano o tradicional jantar solidário, que procura proporcionar às famílias mais vulneráveis, uma noite especial, tendo contado sempre com a ajuda das empresas locais na oferta de todos os alimentos para a sua confeção, o município e a freguesia pretendem “retribuir a sua generosidade”, adquirindo justamente a muitas destas empresas – talhos, doçarias, distribuidores alimentares – os alimentos que compõem o cabaz da consoada.

Além de alimentos, o cabaz levará este ano também produtos de higiene que são essenciais e nestes tempos de crise tornam-se, por vezes, inacessíveis à carteira de muitas famílias.

Nessa perspetiva, a Plataforma Local de Ajuda Alimentar lança o apelo à comunidade para colaborar nesta campanha, com a entrega de produtos de higiene e limpeza pessoal ou do lar, no átrio do Cineteatro, de segunda-feira a sábado, a partir de dia 3 de dezembro.

Ainda no átrio do Cineteatro – onde está patente uma exposição de arte solidária –, será realizada uma versão adaptada do Mercadinho Solidário, dedicando um dia a uma instituição local de cariz social com sugestões de presentes de natal solidários.

Por outro lado, em parceria com o Exército de Salvação e com o apoio daqueles parceiros, será uma realidade o projeto solidário «Anjinhos de Natal», que “ajuda o Pai Natal de todas as crianças destas famílias”, fazendo chegar de forma discreta, aos pais, presentes para todas as crianças, adquiridos em função das suas idades, para que na noite de Natal, todos os meninos possam ter um presente no seu «sapatinho».

Famílias que se encontrem em situação vulnerável em termos sociais ou quem conheça alguém que possa precisar de ajudar devem contactar os serviços sociais do município instalados no Centro de Apoio à Comunidade, através do número 289840020 e e-mail solidariedade@cm-sbras.pt, ou a Junta de Freguesia, na sede ou pelo telefone 289842174.



Exit mobile version