As 49 candidaturas ao concurso do sistema de apoios ao emprego e ao empreendedorismo +CO3SO – Emprego aprovadas hoje pelo Programa Operacional do Algarve permitiram a criação de 111 novos postos de trabalho na região.
Em colaboração com os Grupos de Ação Local (GAL), o PO Algarve lançou em finais de julho os avisos de concurso, no âmbito da ação de promoção e criação de emprego nas micro e pequenas empresas, e nas entidades da economia social.
A comissão diretiva do PO Algarve 2020 decidiu hoje, sexta-feira, 11, em reunião de análise das propostas apresentadas pelos Grupos de Ação Local (GAL), aprovar o reforço da dotação destes concursos, em 3 milhões de euros.
Foram assim aprovadas 49 candidaturas apresentadas no âmbito deste sistema de apoios ao emprego e ao empreendedorismo +CO3SO – Emprego, relativas à primeira fase dos avisos, aprovando a criação de 111 novos postos de trabalho, e a um montante de financiamento público superior a 6 milhões de euros, dos quais 4,8 milhões de euros são originários do Fundo Social Europeu (FSE) e o restante é orçamento da Segurança Social.
“Esta medida de apoio à criação de postos de trabalho tem três tipologias de operação: interior, urbano e empreendedorismo social, relevando-se neste conjunto a aprovação de 13 postos de trabalho em zonas de baixa densidade (interior), correspondendo a um investimento de quase 600 mil euros”, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Foram também criados 23 postos de trabalho em setores intensivos em tecnologia ou conhecimento, com enquadramento nos domínios da estratégia de especialização inteligente RIS 3 Regional: «Mar, Pescas e Aquicultura», «Agroalimentar, Agro-transformação, Floresta e Biotecnologia Verde», «TIC e Industrias Criativas e Culturais», «Energias renováveis» e «Saúde, Bem-estar e Ciências da vida».
A aprovação das candidaturas apresentadas à segunda fase dos avisos do +CO3SO-Emprego está prevista para meados de janeiro do próximo ano.