Respostas sociais para pessoas sem-abrigo aumentam em Faro, Portimão e Loulé

O Centro Distrital de Faro procedeu hoje, dia 14, à assinatura de três novos protocolos que visam reforçar as respostas sociais para pessoas em situação de sem-abrigo nos concelhos de Faro, Portimão e Loulé.

Foram assinados protocolos de compromisso para prestação de serviços de apoio, acompanhamento social e alojamento partilhado com o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e com o GATO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes.

Pub

Os dois apartamentos do MAPS abrangem os concelhos de Faro e Portimão, num total de 20 utentes. O apartamento do GATO abrange o concelho de Loulé, num total de 10 utentes.

Foi ainda assinado com o GATO um protocolo de compromisso para equipas técnicas de suporte e acompanhamento a utentes em contexto habitacional «Housing First», que abrange o concelho de Loulé, num total de cinco utentes.

A assinatura destes protocolos insere-se na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023) e visa garantir à pessoa em situação de sem-abrigo, o apoio, o acompanhamento social e o alojamento promovendo a sua inserção social e autonomização.

A cerimónia de assinatura, presidida pela diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro, Margarida Flores, contou com a presença da vice-presidente do conselho diretivo do Instituto de Segurança Social, Catarina Marcelino, e de representantes das respetivas autarquias.

Pub

Recorde-se, em novembro, já tinham sido assinados protocolos para o financiamento de projetos de apartamentos partilhados para pessoas em situação de sem-abrigo nos concelhos de Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António, numa cerimónia que contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.



Pub
Mais em Sociedade
Beja
Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja arranca na sexta-feira

A banda desenhada volta a tomar conta da cidade de Beja, entre 27 de maio e 12 de junho, com um festival internacional que promete

Transição
São Brás: Sessão online aborda transição digital nas escolas

A transição digital nas escolas vai ser tema, amanhã, quinta-feira, 26, de uma sessão online, via Zoom, promovida por entidades de São Brás

Olhão
Olhão: MOJU promove melhorias em bloco habitacional

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão reuniu esforços para promover pequenas melhorias no interior do bloco habitacional onde,

Portugal vai estudar implementação da semana laboral de quatro dias

Impacto da semana laboral de quatro dias, graças à aprovação de uma proposta parlamentar da esquerda durante o debate do OE 2022…