Investimento de 842 mil euros promove cultura em todos os municípios do Algarve

O Algarve tem, pela primeira vez, uma rede constituída pelos 16 municípios, Direção Regional de Cultura e demais agentes culturais para concretizar um projeto conjunto na área da cultura com investimento de 842 mil euros, revelou a AMAL.

Este é, aliás, o aspeto inovador do projeto de «Programação Cultural em Rede» que resulta de uma candidatura que a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve submeteu, no final de setembro, no âmbito do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) e que foi agora aprovada.

Pub

O nome do projeto, a imagem e a programação, que decorrerá em 2021 e conta com iniciativas em múltiplas áreas artísticas (música, teatro, dança, artes de rua, artes plásticas, artes visuais, etc.), serão anunciados em breve.

A programação, promovida em parceria com os 16 municípios da região e a Direção Regional de Cultura, abrange um conjunto de iniciativas e eventos culturais em todos os concelhos algarvios, contribuindo desta forma para “apoiar os artistas locais de cada município”, realizando também itinerâncias entre concelhos.

Além disso, tem como objetivo a valorização do território, nomeadamente com a promoção de eventos ao ar livre – o que, “por um lado, permite adaptar os eventos às condicionantes da realidade pandémica e, por outro, programar a atividade cultural nos monumentos, em locais históricos e mesmo em locais não convencionais”.

Com este projeto pretende-se, também, “dinamizar o turismo cultural e captar novos públicos e visitantes para a região, como contributo para a atividade turística e combate à sazonalidade”, salienta a associação de municípios.

Pub

A AMAL recorda, em comunicado, que a atividade cultural na região baixou “drasticamente” por causa da pandemia de Covid-19.

Com este projeto, cujo investimento total ronda os 842 mil euros, procura-se, “à escala intermunicipal”, apoiar a dinâmica cultural na região, constituindo-se esta candidatura como “um primeiro impulso para a retoma da atividade do setor na região”.

Para a AMAL, “esta candidatura é de extraordinária importância” até no contexto de “uma região que se posiciona para ser Capital Europeia da Cultura em 2027”, através da candidatura liderada pelo município de Faro.



Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Festival
Festival Internacional de Cinema e Literatura chega a Faro na próxima semana

O Festival de Cinema e Literatura do Algarve (FICLA) chega a Faro no próximo dia 2 de junho, com os Papa Dragon Trio na Associação Recreativa

Exposição
Faro: Exposição «Alvará 2.0» é inaugurada hoje na Associação 289

A Associação 289, em Faro, vai inaugurar hoje, sábado, 28, uma exposição colectiva dos artistas BASAP, Gat.Uno e Leandro Marcos, intitulada

Gimnásio Clube de Faro recebe hoje concerto de tributo a Elis Regina

O Gimnásio Clube de Faro acolhe hoje, sexta-feira, 27, às 21:30 horas, um concerto de tributo à cantora brasileira Elis Regina,

Lino Gonçalves expõe “Sem Trejeitos nem Palavras” em Albufeira

De 3 a 27 de junho, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros exibe a…