
Hospitais algarvios reduzem em 80% casos de protelamento de altas por motivos sociais
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) realçou hoje a “redução significativa”, em 80 por cento desde março, do número de casos de protelamento de alta por motivos exclusivamente sociais nos hospitais de Faro e Portimão.
“Este facto resulta do excelente trabalho que tem vindo a ser efetuado diariamente pelos técnicos de serviço social de ambas as unidades hospitalares em estreita articulação com a Segurança Social e demais parceiros”, salientou o CHUA, em comunicado, enfatizando a articulação com o Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social.
Segundo o CHUA, estão a ser encontradas respostas sociais para a integração dos utentes nas estruturas da rede de cuidados continuados, lares ou comunidades terapêuticas.
De março até ao início de dezembro, as unidades hospitalares de Faro e Portimão registaram uma diminuição de 80 por cento, o que se traduz “numa redução significativa do número de casos e, consequentemente, dos dias de internamento relativamente ao protelamento de alta por motivos exclusivamente sociais”, salienta a administração dos dois hospitais.
Com este esforço de cooperação, as unidades hospitalares do CHUA passaram a dispor de mais camas para a prestação de cuidados a doentes agudos e internamento.