
João Guerreiro é o novo presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
João Guerreiro, professor catedrático e antigo reitor da Universidade do Algarve, foi nomeado para a presidência da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
A cerimónia de tomada de posse do novo conselho de administração da A3ES antecede a conferência «Refletir sobre o passado e o futuro da avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal», que se realizará no dia 18 de dezembro, no Teatro Thalia, em Lisboa, das 11:00 às 12:30.
Nesta conferência, que se inicia com uma introdução de Manuel Sobrinho Simões, presidente do Conselho de Curadores da A3ES, intervirá o presidente cessante, Alberto Amaral, seguindo-se João Guerreiro, que fará o seu primeiro discurso como presidente da A3ES.
O antigo reitor da UAlg, que, em comunicado, se congratulou com a nomeação, desempenhava até então as funções de presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).
O programa da conferência inclui ainda um debate com breves intervenções de presidentes de federações académicas e dos presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).
A sessão de encerramento será presidida por Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A conferência será transmitida através do seguinte link: https://videocast.fccn.pt/live/sec-geral_mec/sdtroo, sendo necessária inscrição prévia, através do seguinte endereço: gabinete.mctes@mctes.gov.pt
João Pinto Guerreiro é licenciado em Geografia pela Universidade de Lisboa, master of science em Ordenamento Rural e Ambiente, doutor em Ciências Económicas e agregado em Economia Regional pela Universidade do Algarve.
Além de reitor da UAlg (2006-2013), exerceu diversas funções no âmbito da gestão universitária, destacando-se as de pró-reitor para a transferência de tecnologia e inovação e as de coordenador do Centro Regional para a Inovação do Algarve. Foi também presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve (1996-2003) e do Programa Operacional do Algarve – PROA.
Em 2017 presidiu à Comissão Técnica Independente sobre os incêndios, nomeado pela Assembleia da República.
Desde 2013 desempenhava as funções de presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).