João Guerreiro é o novo presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

João Guerreiro, professor catedrático e antigo reitor da Universidade do Algarve, foi nomeado para a presidência da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

A cerimónia de tomada de posse do novo conselho de administração da A3ES antecede a conferência «Refletir sobre o passado e o futuro da avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal», que se realizará no dia 18 de dezembro, no Teatro Thalia, em Lisboa, das 11:00 às 12:30.

Pub

Nesta conferência, que se inicia com uma introdução de Manuel Sobrinho Simões, presidente do Conselho de Curadores da A3ES, intervirá o presidente cessante, Alberto Amaral, seguindo-se João Guerreiro, que fará o seu primeiro discurso como presidente da A3ES.

O antigo reitor da UAlg, que, em comunicado, se congratulou com a nomeação, desempenhava até então as funções de presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

O programa da conferência inclui ainda um debate com breves intervenções de presidentes de federações académicas e dos presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).

A sessão de encerramento será presidida por Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Pub

A conferência será transmitida através do seguinte link: https://videocast.fccn.pt/live/sec-geral_mec/sdtroo, sendo necessária inscrição prévia, através do seguinte endereço: gabinete.mctes@mctes.gov.pt

João Pinto Guerreiro é licenciado em Geografia pela Universidade de Lisboa, master of science em Ordenamento Rural e Ambiente, doutor em Ciências Económicas e agregado em Economia Regional pela Universidade do Algarve.

Além de reitor da UAlg (2006-2013), exerceu diversas funções no âmbito da gestão universitária, destacando-se as de pró-reitor para a transferência de tecnologia e inovação e as de coordenador do Centro Regional para a Inovação do Algarve. Foi também presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve (1996-2003) e do Programa Operacional do Algarve – PROA.

Em 2017 presidiu à Comissão Técnica Independente sobre os incêndios, nomeado pela Assembleia da República.

Desde 2013 desempenhava as funções de presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Pub



Pub
Mais em Educação & Ciência
Universidade de Coimbra desenvolve frigorífico solar

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um conjunto de protótipos eficientes…

Combate ao desperdício alimentar na ordem do dia em Portimão

O Município de Portimão promove entre 2 e 8 de junho a Semana de Combate ao Desperdício Alimentar, cuja primeira edição decorre justamente…

Silves acolhe alunos de Apoio à Gestão

Os alunos do Curso Profissional de Apoio à Gestão da Escola Secundária de Silves foram recebidos no edifício dos Paços do Concelho.

Silves: Licenciatura de Osteopatia do Piaget acreditada

A licenciatura em Osteopatia do Instituto Piaget de Silves viu renovada a sua acreditação máxima, pelo período de seis anos, pela Agência…