A iniciativa «Natal das Ruas», que nasceu em Quarteira há cinco anos, vai chegar este ano aos hospitais de Faro e Portimão, respetivamente hoje e quarta-feira, dias 21 e 23, com a participação de muitas dezenas de músicos algarvios em espetáculos solidários que serão transmitidos em streaming.
Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento «Natal das Ruas no Hospital de Faro», realizada na quinta-feira, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro, os promotores da iniciativa, que demorou apenas duas semanas a ser preparada, revelaram que o evento será alargado também a Portimão.
O «Natal das Ruas» realiza-se desde 2015 em Quarteira, juntando centenas de pessoas na noite da Consoada para duas vertentes: a entrega de refeições aos sem-abrigo e a animação musical.
Este ano, quando o mentor da ideia, Miguel Baptista, pensou em alargar o movimento, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) aceitou a proposta e tudo ficou pronto em tempo-recorde para espetáculos solidários em Faro e Portimão. “O objetivo é dar uma alegria às pessoas num ano trágico. Os músicos têm uma oportunidade, numa iniciativa solidária, para poder mostrar o seu trabalho”, disse.
Ana Castro, presidente do conselho de administração do CHUA, considerou que a iniciativa “une duas realidades”: por um lado, agradecer e “dar um mimo” aos profissionais de saúde que continuam a trabalhar no combate à pandemia; e, por outro lado, ajudar os profissionais da música e dos espetáculos que têm tido menos trabalho em 2020.
O produtor e músico Mauro Amaral e João Melro, presidente da Associação de Músicos – que garante a produção dos eventos, com o apoio das empresas Mentecapta e Dirtysock –, destacaram a oportunidade de realizar uma iniciativa “que faz todo o sentido para todos”.
“É mais uma oportunidade de trabalho em que podemos fazer a nossa função, animando os doentes e agradecendo aos profissionais que estão a dar tudo de si”, afirmaram.
O «Natal das Ruas no Hospital de Faro» acontece hoje, segunda-feira, 21, num palco montado junto à Pediatria, entre as 15:00 e as 19:00 horas, e conta com a participação de cerca de 30 artistas locais (25 músicos e cinco comediantes), incluindo a participação de um médico e de uma enfermeira, bem como 20 técnicos e elementos da equipa de produção e dez voluntários.
Em Faro, estarão, entre outros, o acordeonista Gonçalo Pescada, Mateus Verde (cantautor algarvio), Anymal Racional (hip-hop), Mauro Amaral (novo folk), Fernando Leal (pop-rock), o guitarrista, baixista e vocalista Tiago Valentim, a fadista Melissa Simplício e as bandas Lighthousers e Vol'art Ensemble, às quais se junta, ainda, o projeto pioneiro de comédia 8000 Comedy Club.
Ana Castro salientou que serão cumpridas as normas de segurança, evitando os ajuntamentos junto ao palco. “É sobretudo para quem está internado e poderá ver das janelas do seu quarto, ou ver nas redes sociais, pois será transmitido em streaming”, disse.
A Câmara Municipal de Faro garantiu apoio financeiro e logístico à iniciativa. “Foi preciso estarmos todos alinhados para, rapidamente, montar toda a estrutura. Queremos deixar uma marca nas pessoas que estão ali debilitadas e nos profissionais de saúde, sendo também uma oportunidade de trabalho e uma ajuda singela para músicos e técnicos que ficaram sem fontes de rendimento”, disse Rogério Bacalhau.
Dois dias depois, na quarta-feira, 23, o «Natal das Ruas» chega ao Hospital de Portimão, também com mais de duas dezenas de artistas do barlavento algarvio e a produção assegurada pela mesma equipa.
O evento original volta à cidade quarteirense na noite da Consoada, quinta-feira, 24, com apoio da Câmara de Loulé na produção musical. Vão ser entregues cerca de 300 refeições a pessoas em situação de exclusão social.
A Associação Recreativa e Cultural de Músicos criou também o Fundo Solidário ARCM, para o qual é possível contribuir através dos seguintes meios: MBWay 968506072 ou Nib 0036 0221 99100007204 31. Os donativos angariados revertem a favor dos músicos algarvios.