Frio vai continuar a fazer tremer Portugal Continental

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Maria João Frada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adianta que está emitido um aviso amarelo para a totalidade dos distritos de Portugal  Continental.

“Temos avisos em todos os distritos até dia 06 (quarta-feira) com exceção do Algarve que vai ter um alívio já a partir de amanhã. É provável que em parte dos distritos se prolongue o aviso por mais tempo, até ao final da semana pelo menos nos do interior norte e centro e eu diria mesmo até ao fim de semana”, disse a meteorologista.

Pub

De acordo com a meteorologista, esta situação deve-se ao transporte de uma massa de ar frio associada a um fluxo predominante de nordeste.

“As temperaturas estão abaixo dos valores médios para altura do ano e em alguns locais estão a contribuir para uma onda de frio, mas não é provável que na nossa rede de estações do IPMA se verifique uma onda de frio porque ela é quebrada no dia 7 (quinta-feira) em alguns locais. Não há seis dias consecutivos em que as temperaturas mínimas estejam em cinco graus abaixo da média”, explicou Maria João Frada, que adianta ainda que a situação de tempo frio é expectável para esta altura do ano.

Relativamente a temperaturas máximas no continente, a meteorologista adianta que vão ser muito baixas “Não vão ultrapassar os 10 graus na generalidade do território. Serão um pouco mais altas na costa sul do Algarve rondando os 12/13 graus. No interior norte e centro, nomeadamente no nordeste transmontano e Beira Alta, serão inferiores a 6 graus”, referiu.

No que concerne ás temperaturas mínimas, Maria João Frada adiantou que "vão variar entre os -3 e os -6 no nordeste transmontano e Beira Alta e entre os 5 e os 7 no Algarve."

Pub

A meteorologista adiantou também que está prevista já a partir de hoje alguma nebulosidade, que será mais persistente na quarta-feira com a entrada de uma massa de ar mais quente e húmida vinda de sul que vai trazer períodos de chuva ao Baixo Alentejo e Algarve.

“Está também prevista uma intensificação do vento do quadrante leste, o que aumenta a sensação de frio, e agitação marítima na costa sul do Algarve até quinta-feira”, disse.

Quanto à Madeira, que na segunda-feira esteve sob aviso vermelho, o mais grave, devido à precipitação, a meteorologista adiantou que os episódios de chuva vão regressar na quarta-feira.

“Hoje está um bocadinho mais calmo, mas na quarta-feira vamos ter novo episódio de chuva ou aguaceiros fortes que poderão ser acompanhados por trovoadas em especial na madrugada e até ao final da manhã tendo sido já emitido aviso amarelo. Vamos ter também vento forte, podendo ser emitido um aviso laranja de rajadas”, finalizou a meteorologista do IPMA.



Pub
Mais em Sociedade
Renato Pires
Renato Pires vence Campeonato Regional de Cocktails

O barman algarvio Renato Pires venceu ontem, sábado, a final do 1.º Campeonato Regional de Cocktails, realizada em Albufeira

Algarve
Pensar o Algarve 2030 ausculta populações do interior

As sessões de auscultação da população sobre «Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior», promovidas pela Associação In Loco,

Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar