A conferência online «ASSEMBLE Plus Conference 2021 - Marine biological research at the frontier», organizada pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), arrancou ontem, segunda-feira, juntando quase 400 participantes.
O objetivo do evento, realizado no âmbito do projeto ASSEMBLE Plus –financiado pela Horizon 2020, com 26 parceiros de 16 países –, em parceria com a infraestrutura europeia EMBRC-ERIC, passa por “partilhar experiências e oportunidades na área do mar”.
A conferência decorre entre 18 e 29 de janeiro, juntando quase 400 participantes, entre cientistas, representantes da indústria e decisores políticos, numa partilha de experiências, conhecimentos e oportunidades para se estabelecerem parcerias.
O programa inclui convidados de peso, palestrantes que participaram no programa ASSEMBLE Plus, mesas redondas e demonstração dos serviços prestados pelas várias infraestruturas marinhas da rede ASSEMBLE Plus.
As demonstrações incluem os mais recentes avanços em termos de biologia marinha e ecologia, tecnologias state-of-the-art disponíveis nas estações marinhas e institutos, explicação de como aceder a recursos biológicos e infraestruturas, como melhorar os serviços prestados e qual o impacto dos mesmos na indústria e sociedade.
Esta será igualmente uma oportunidade para realçar a investigação levada a cabo pelo ASSEMBLE Plus nas áreas de observatórios de genómica, bancos de criopreservação de organismos marinhos, genómica funcional, instrumentação e mergulho científico.
Os participantes nesta Conferência terão ainda oportunidade de participar em encontros business-to-business (b2b) de forma a fomentar o networking, para além de acesso a uma plataforma de marketplace, onde podem apresentar os seus próprios produtos e serviços, procurar parceiros estratégicos para projetos e/ou investimentos.
A «ASSEMBLE Plus Conference 2021» vai decorrer online, sendo um grande desafio para todos os participantes e comunidade científica.
No entanto, "é uma oportunidade que nos permite chegar a uma audiência mais ampla e que tem um impacto menor no ambiente, pois não se realizam viagens", afirma Nicolas Pade, diretor executivo do EMBRC e coordenador do projeto ASSEMBLE Plus.
No decorrer da conferência, serão partilhadas "novas ferramentas desenvolvidas para organismos-modelo, sistemas experimentais inovadores, técnicas de investigação e o apoio à ciência desenvolvida dentro do campo biológico marinho. Também mostraremos ao longo do evento muitas das instalações que podem ser acedidas em várias organizações de investigação em toda a Europa", explica.
Este evento “permite não só discutir sobre o futuro das infraestruturas da Europa, mas também alargar as relações dos investigadores com os decisores políticos, que muito têm contribuído com dados científicos para melhorar a tomada de decisões”, acrescenta Nicolas Pade.
Rudolf Amann (Institut für Marine Mikrobiologie, Alemanha), Chris Bowler (Institut de Biologie de l’École Normale Supérieure, França), Colin Brownlee (Marine Biological Association, Reino Unido), Ester Serrão (CCMAR, Portugal), Maria Ina Arnone (Stazione Zoologica Anton Dohrn, Itália), Vincent Laudet (Okinawa Institute of Science and Technology Graduate University, Japão) são alguns dos conferencistas convidados.