Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Faleceu Bento Serra, antigo delegado regional de Cultura do Algarve

Faleceu, no passado sábado, Bento Serra, antigo delegado regional de Cultura do Algarve e técnico superior aposentado da atual Direção Regional de Cultura (DRCAlg), que atualmente também exercia o cargo de presidente da ARPI - Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro.

Enquanto delegado regional de Cultura, Manuel Bento dos Santos Serra, natural de Faro, promoveu o restauro da sala do Teatro Lethes, onde se realizaram muitos espetáculos de itinerâncias, nomeadamente um palco para a apresentação de óperas na região.

A Direção Regional de Cultural lamentou a sua morte em nota de pesar. “A diretora regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte de Manuel Bento Santos Serra, técnico superior aposentado desta instituição, que exerceu o cargo de delegado regional de Cultura do Algarve, de 1992 a 1997”, refere a nota da DRCAlg.

Na sua longa carreira profissional dedicada à cultura, desempenhou vários cargos, como técnico superior na Cinemateca de Lisboa e diretor de departamento na Câmara Municipal de Faro, recorda a DRCAlg.

Também na vida académica da região, Bento Serra deixou a sua marca, tendo sido professor adjunto convidado na ESGHT, da Universidade do Algarve, de 1989 a 2008.

Paralelemente à vida profissional, Bento Serra participou ativamente no movimento associativo algarvio, tendo integrado a direção de várias instituições, como a ARPI, a OSIRIS - Cooperativa de Produção e Divulgação Cultural e o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.

Atualmente, presidia à direção da ARPI, cujos órgãos sociais lamentaram, na página de Facebook da instituição, a morte de um “homem de invulgar cultura e grande humanismo, um mentor e acérrimo militante destas duas causas - a cultura e a solidariedade social”.

À família e amigos, DiariOnline Região Sul endereça as mais sentidas condolências.



Exit mobile version