Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Céus europeus podem ser cobertos por areia do deserto Saara

Foto: © AFP 2021 / HOCINE ZAOURA / SputnikNews

A areia procedente do deserto do Saara pode cobrir mais uma vez os céus da Europa no próximo fim de semana, alerta o programa de vigilância da Terra Copernicus, da União Europeia.

De acordo com a instituição, citada em notícia do SputnikNews Brasil, as previsões da qualidade do ar do seu serviço de monitoramento atmosférico mostram uma grande nuvem de poeira do Saara movendo-se em direção ao sul e centro do continente europeu. Embora o grau de visibilidade da poeira não seja preciso, o evento terá, certamente, impactos na qualidade do ar local, à semelhança do fenómeno que ocorreu na primeira semana de fevereiro.

O Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus está prevendo outro evento substancial de poeira do deserto do Saara afetando a Europa entre domingo e segunda-feira, o que deve trazer altos níveis de partículas. (in SputnikNews Brasil)

Segundo o Copernicus, a maior parte do volume de poeira, provavelmente, irá concentrar-se no leste da Espanha e no sul de França, mas sua extensão pode chegar até à Noruega, lê-se na publicação do SputnikNews Brasil.

"Monitoramos eventos semelhantes nas últimas semanas com impactos significativos na qualidade do ar nas regiões afetadas, que foram confirmados por medições de superfície dos países recolhidas pela Agência Europeia do Ambiente.
Esperamos que este também seja o caso para o próximo evento, embora ainda não seja certo até que ponto a pluma será visível a olho nu. Plumas de poeira do deserto podem causar céus vermelhos, visibilidade limitada ou manchas em carros e janelas por deposição de poeira, mas esses impactos são difíceis de prever quantitativamente com quatro ou cinco dias de antecedência", afirma o cientista sênior Mark Parrington, citado pela instituição Copernicus Europe's.

“O que podemos prever com nossas previsões, no entanto, é que as plumas provavelmente atingirão do sul da Europa até a Escandinávia e afetarão significativamente a qualidade do ar na Espanha, França e possivelmente no Reino Unido e países do Benelux.
As altas concentrações de poeira podem ter impactos sobre a saúde dos sistemas respiratórios de todas as pessoas nas regiões afetadas e aumentar a poluição do ar por partículas de fontes locais. A sujeira por deposição de poeira também pode afetar as empresas e o público em geral. As previsões de tais eventos ajudam na preparação, uma vez que são fornecidas com tempo de execução suficiente.”

Recordamos, tal como começamos, que o Copernicus Atmosfera Serviço de Monitorização (CAMS) destaca hoje que os seus sistemas de previsão da qualidade do ar mostram uma nuvem substancial de poeira do Saara viajando em direção ao Norte. Contudo, não é previsível que Portugal seja atingido por esta nuvem proveniente do deserto do Norte de África.



Exit mobile version