Há menos portugueses a pretender comprar um automóvel – Inquérito

Setor automóvel registou quebras nas vendas em Portugal acima dos 32% em 2020

O ano de 2019 foi um ano de sucesso para o setor automóvel e a expetativa para 2020 era enorme, no entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que tudo mudasse e este setor tornou-se num dos mais fragilizados economicamente, com quebras nas vendas, mas também nos níveis de produção, pois houve linhas de produção a estagnar, funcionários infetados com o vírus, e, por tudo isto, o emprego sofreu um forte impacto direto.

Em Portugal, no ano de 2020, as vendas no setor automóvel registaram quebras acima dos 32% face a 2019, um valor superior ao da média europeia (-28%) e à média a nível mundial (-17%), cujo cenário levou a que em abril de 2020 houvesse 1,1 milhões de pessoas deste setor com os seus empregos afetados por toda a Europa, 20.000 em Portugal.

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Perante o contexto de incerteza, o Observador Cetelem procurou através de um inquérito saber de que forma esta conjuntura afetou a intenção de compra dos portugueses, pelo que no final de 2019, 35% dos inquiridos manifestavam vontade em comprar um automóvel nos 12 meses seguintes; no entanto, em 2020, este número desceu para 23%, novamente abaixo da média europeia (que também diminuiu de 34% para 27%) e da média a nível mundial (de 41% para 32%).

A pandemia teve impacto direto nessas intenções de compra, ainda que de forma moderada em alguns casos. A nível mundial, pouco mais de um terço dos indivíduos considera a pandemia um fator preponderante na intenção de compra de um veículo. Em Portugal, apenas 1 em cada 5 pessoas fazem essa associação direta, contrastando com países como os EUA e o Reino Unido, onde mais de 1 em cada 2 pessoas referem que foram influenciadas pela Covid-19.

Questionados sobre se a crise sanitária e respetivas consequências económicas terão influência no valor que tencionam gastar na compra de um veículo, 40% dos portugueses inquiridos afirmam que sim, pois será menor o valor que terão disponível; por outro lado, 29% afirmam que o valor disponível será maior. Estes vão ao encontro da média europeia (38% gastarão menos e 25% mais), mas contrastam com a média mundial, em que as respostas se equilibram – 35% considera que gastará menos e 35% que gastará mais.

Metodologia:

As análises económicas e de mercado, bem como as projeções, foram realizadas em parceria com a empresa de estudos e consultoria C-Ways, especializada em marketing de antecipação.

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O trabalho de campo quantitativo foi conduzido pela Harris Interactive de 2 a 11 de setembro de 2020 em 15 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.

No total, foram entrevistadas 10.000 pessoas online (método de recolha CAWI), com idade entre 18 e 65 anos, representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método quotas (sexo, idade). Foram entrevistadas 500 pessoas em cada país, exceto em França onde se realizaram 3 mil entrevistas.

Sobre o Cetelem:

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas.

Em Portugal contamos com mais de 700 colaboradore, servimos anualmente mais de 1,3 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 2800 estabelecimentos de parceiros. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.



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