
Acordo Portugal-Brasil permitirá viagens de repatriamento
Apenas passageiros que compraram bilhetes na TAP vão poder beneficiar deste voo de repatriamento
Brasil e Portugal selaram um acordo que permite a realização de uma viagem especial de repatriamento, como forma de facilitar o regresso de cidadãos brasileiros em Portugal que desejam regressar ao seu país. Assim, vai ser disponibilizado um voo extraordinário na companhia aérea TAP, para transportar brasileiros que estão em Lisboa, num período em que, como se sabe, as viagens estão suspensas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.
Na conversa entre o Itamaraty e as autoridades portuguesas, segundo uma notícia da CNN Brasil, ficou definido que um voo especial sairá de Lisboa e chegará ao Aeroporto Internacional de Guarulhos na próxima sexta-feira (26). O acordo só é válido para quem comprar passagens de volta por meio da empresa portuguesa TAP.
Segundo a Associação Brasileira de Portugal, citada pela CNN Brasil, atualmente são 360 os brasileiros que estão em Portugal sem conseguir retornar ao país.
Para embarcar, os passageiros devem mostrar o resultado de um teste, feito em até no máximo 72 horas, comprovando que não estão infetados pela Covid-19. Ao chegarem de volta, todos deverão preencher um formulário emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Refere também a CNN na sua notícia , que 15 mil portugueses já morreram vítimas da Covid-19. A previsão é que os voos entre Portugal e Brasil permaneçam suspensos até ao dia 1 de março.
Entretanto, não temos informação acerca do retorno a Portugal de muitos brasileiros que se encontram no Brasil, mas é provável que este voo da TAP, no seu regresso a Lisboa, transporte também os portugueses que reúnem condições de regresso e estão à espera de oportunidade para o fazer, conforme o embaixador de Portugal no Brasil confirmou no passado dia 16 de fevereiro.