Aljezur luta por suplemento de penosidade e insalubridade

A câmara municipal de Aljezur solicitou aos sindicatos representativos dos trabalhadores da autarquia, reuniões para debater o assunto, as quais ocorreram já nos dias 19 de janeiro, com o SINTAP e no dia 15 de fevereiro, com o STAL. A reunião entre o executivo a tempo inteiro e as direções regionais dos dois sindicados, «teve o propósito de preparar a proposta para atribuição do suplemento de penosidade e insalubridade, que foi contemplada no orçamento de estado para 2021», adianta a autarquia.

«Estas reuniões serviram para ouvir da parte destes dois sindicatos, as posições e respetivas perspetivas sobre a matéria em causa, permitindo assim a preparação de proposta a ser discutida e aprovada em reunião de câmara.», adianta o executivo que considera ,«que com esta mediada é finalmente introduzida alguma justiça, pois os trabalhadores autárquicos estavam legalmente impossibilitados de auferirem um suplemento que os trabalhadores do setor privado, com iguais funções, recebiam». Razão pela qual era, já há muito tempo, uma reivindicação dos trabalhadores e dos sindicatos.

Pub

Segundo o município «esta medida irá abranger «os postos de trabalho da carreira geral de assistente operacional, cuja caracterização implica o exercício de funções em condições de penosidade e insalubridade no que respeita às áreas de recolha e tratamento de resíduos e tratamento de efluentes, higiene urbana, do saneamento, dos procedimentos de inumações, exumações, trasladações, abertura e aterro de sepulturas de que resulte comprovada sobrecarga funcional que potencie o aumento da probabilidade de ocorrência de lesão ou um risco potencial agravado de degradação do estado de saúde».



Pub
Mais em Saúde
Alvor é palco de “Caminhada Pelo Coração”

De forma a assinalar o mês de maio sob o mote “o mês do coração”, será promovida uma caminhada  em Alvor, uma das freguesias da cidade.

Europa continua em alerta vermelho no mapa europeu das infeções de Covid-19

Portugal, França e Itália mantêm o nível máximo de infeções de COVID-19. A Espanha continua…

EUA confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e…

Sobe para 14 o número de casos de varíola dos macacos no país

Há ainda outros dois casos suspeitos de Monkeypox, que se encontram sob análise.