Sessão por videoconferência juntou cerca de 30 jovens «deputados», em representação de nove escolas do distrito
Seis alunos de escolas de Faro, Olhão e Albufeira venceram a sessão distrital do «Parlamento dos Jovens 2019/2021» para o ensino secundário, realizada por videoconferência no início da semana.
A sessão juntou cerca de 30 jovens «deputados», em representação de nove escolas do distrito: Escola Profissional Cândido Guerreiro, de Alte (Loulé); Escola Secundária João de Deus (Faro); Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (Portimão); Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres (Quarteira, Loulé); Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos); Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão); Escola Secundária de Albufeira; Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro); e Escola Secundária de Loulé.
Jovens debateram violência doméstica
Os jovens estudantes debateram o tema escolhido pela Assembleia da República para a edição deste ano do programa, «Violência Doméstica e no Namoro: Como garantir o respeito e a igualdade».
Foram aprovadas medidas “que os jovens do Algarve propõem que sejam tidas em consideração pela Assembleia da República”.
Os «deputados» algarvios “demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade muito apreciável”, salienta a organização.
A sessão distrital contou com a participação do diretor regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e do deputado Cristóvão Norte, eleito pelo Algarve, que no início da sessão respondeu a perguntas dos estudantes sobre as atribuições e o funcionamento do parlamento.
Alunos apurados para sessão nacional
Para a sessão nacional, marcada para 14 e 15 de junho, na Assembleia da República, o Algarve será representado pelos alunos Ana Taís Silva e Bárbara Fernandes, da Escola Secundária João de Deus; Francisco Fernandes Marreiros (porta-voz do distrito de Faro) e Diogo Miguel Ventura Simão, da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes; e Bruno Barreto e Catarina Silva, da Escola Secundária de Albufeira.
Esta é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, visando incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.