Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Faro integra projeto Espaço Saúde 360º Algarve

O município de Faro vai ser um parceiro do projeto Espaço Saúde 360º Algarve, após a assinatura de um protocolo já aprovada em reunião de câmara, em reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol dos seniores.

O Espaço Saúde 360º Algarve é uma iniciativa da Associação Espaço Saúde em Diálogo, que tem o apoio do Programa de Promoção da Operacional Regional do Algarve (CRESCAlgarve) e do Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.

O projeto procura a promoção da literacia em saúde junto da população sénior, nomeadamente os cidadãos algarvios com mais de 65 anos, com condição socioeconómica desfavorecida e baixa escolaridade.

Os utentes passam por uma avaliação, que permite a elaboração de um plano de ação pessoal, no qual são recomendadas atividades nas várias áreas de intervenção, havendo sempre um acompanhamento pessoal e beneficiando todos os participantes das atividades desenvolvidas pelos parceiros que o projeto tem.

Assim, após a assinatura do protocolo, a autarquia passará a colaborar nas iniciativas deste programa, nomeadamente na identificação e referenciação de utentes que possam incluir-se no seu público-alvo, sobretudo os mais vulneráveis financeira e socialmente, e na inclusão dos utentes do Espaço Saúde 360º Algarve nas suas atividades destinadas a idosos.

A autarquia farense, procurando a aplicação de boas práticas que visem a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos idosos, criou em 2012 o Gabinete de Apoio ao Idoso (GAI), destinado ao atendimento dos maiores e respetivos familiares, e o Grupo de Trabalho na Área do Envelhecimento (GTAI), que integra 11 entidades com respostas nesta área.

Estas estruturas foram criadas, após a realização do Diagnóstico Social, para minorar ou solucionar necessidades específicas, resultantes do envelhecimento populacional.

Também nesse âmbito, implementou a teleassistência domiciliária, o apoio na aquisição de medicação (através do cartão ABEM), ou o GPSS – Grupo de Proximidade na Promoção dos Direitos Sociais e Segurança (em parceria com a GNR).

O executivo implementou, ainda, o projeto «Faro Sénior», que consiste num conjunto de iniciativas lúdicas e pedagógicas, que promovem o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida, minimizando o isolamento e a solidão.



Exit mobile version