O ministro do Ambiente e da Ação Climática participa amanhã, quarta-feira, 24, num roteiro dedicado à água no Algarve, com visitas em vários espaços dos sistemas de abastecimento de água e saneamento básico da região.
A agenda de João Pedro Matos Fernandes arranca às 9:00 horas, com uma visita à barragem de Odeleite, em Castro Marim, para conhecer o projeto de aproveitamento do volume morto desta albufeira para reforço do sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve.
Na ocasião, será também destacado o projeto de fornecimento de Água para Reutilização (ApR) da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Real de Santo António para rega dos campos de golfe existentes na zona norte do concelho de Castro Marim.
Esta ETAR será ainda destacada por ter introduzido um sistema de secagem solar das lamas, através da construção de uma estufa com capacidade para processar cerca de 4.000 toneladas/ano de lamas.
Do roteiro fazem ainda parte a inauguração de duas estações elevatórias de águas residuais, a do Mercado de Olhão, em Olhão, e a do Ferragial, em Faro, infraestruturas integradas no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, designadamente nos subsistemas que afluem à nova ETAR de Faro-Olhão.
O programa terminará ao início da tarde com a inauguração do edifício de flotação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha, em Silves, cuja entrada em operação vai permitir robustecer o tratamento de água para abastecimento na zona do barlavento algarvio, a qual é captada na albufeira da barragem de Odelouca.