A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (UAlg) vai reforçar a sua oferta formativa com a abertura do curso de licenciatura em Fisioterapia a partir do próximo ano letivo.
“Esta aposta da UAlg irá proporcionar uma formação consistente e qualificada na área da Fisioterapia já no próximo ano letivo (2021/2022)”, salienta a academia algarvia, em comunicado.
Pretende-se que um estudante de Fisioterapia adquira conhecimentos, competências e aptidões que lhe permitam o exercício da prática profissional centrado no utente/familiar/cuidador, “visando a melhoria da mobilidade, da funcionalidade, da saúde e do bem-estar, afetados por lesão, trauma, doença ou envelhecimento”.
Aluno adquirirá conhecimentos e habilidades em abordagens terapêuticas
Durante todo o percurso de ensino/aprendizagem, o aluno adquirirá conhecimentos e habilidades em abordagens terapêuticas com base no movimento, no exercício terapêutico, na terapia manipulativa, nos agentes físicos e naturais, modalidades educativas, entre outras.
Este curso formará “profissionais capazes de desenvolver competências humanas, científicas e técnicas num clima de interdisciplinaridade”.
A UAlg pretende também desenvolver raciocínio clínico e competências de avaliação e de intervenção nas áreas músculo-esquelética, neurológica e cardiorrespiratória, ao longo de todo ciclo de vida e em diversos contextos de intervenção.
Os licenciados em Fisioterapia poderão ainda realizar atividades de investigação, integrados em projetos científicos, e participar em programas de promoção e educação para a saúde.
Estes profissionais ficam habilitados a exercer a profissão quer em Portugal, quer no estrangeiro, e em diversos contextos, nomeadamente unidades hospitalares públicas e privadas; unidades de saúde familiar; unidades de cuidados continuados e paliativos; clubes; IPSS; clínicas privadas; escolas; autarquias; centros termais e de bem-estar; saúde ocupacional/empresas; exercício liberal; centros de investigação e desenvolvimento; ensino e investigação em instituições do ensino superior, entre outros.
Para ingressar neste curso, os alunos poderão utilizar as seguintes provas de ingresso: Biologia e Geologia ou Biologia e Geologia e Física e Química.
Este curso tem a duração de quatro anos e encontra-se projetado para permitir que o estudante adquira as suas habilidades profissionais, além de desenvolver consciência ética e social para o desempenho futuro da profissão.