Organização do MI.MOMO.FARO, no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura
O projeto MI.MOMO.FARO, desenvolvido no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, promove hoje, quinta-feira, 25, às 18:30 horas, a primeira de uma série de mesas-redondas dedicada à arquitetura modernista.
«Faro, Cidade Modernista no Sul da Europa» é o tema deste evento online, acessível ao público através da página de Facebook @Faro2027.
Esta mesa-redonda, moderada por Tiago Candeias, junta três arquitetos, “profundamente conhecedores da arquitetura modernista na região e na cidade” - Teresa Valente, Ricardo Agarez e Gonçalo Vargas.
Convidados vão debater arquitetura farense e edifícios emblemáticos
Num ambiente informal, estes convidados vão debater temas como a história da arquitetura modernista em Faro, as características e especificidades dos edifícios emblemáticos da cidade e a sua conservação e requalificação.
O projeto MI.MOMO.FARO pretende, assim, levar à discussão pública as grandes temáticas da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, nomeadamente a valorização do património cultural enquanto legado para as gerações futuras e a cooperação institucional na regeneração urbana.
O MI.MOMO.FARO é um projeto de educação patrimonial que envolve, também, seis escolas do 3.º ciclo do concelho, visando a reprodução de edifícios mais importantes de arquitetura modernista da cidade na plataforma «Minecraft: Edição Educação».
Desenvolvido com o apoio da Microsoft Portugal e do Plano Nacional das Artes, o MI.MOMO.FARO envolve mais de 150 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, e mais de 20 professores, apoiados por técnicos de arquitetura, urbanismo e património do município de Faro e por várias figuras de relevo nesta área.