UAlg lança iniciativa para promover os seus doutorandos

A Universidade do Algarve (UAlg) lançou recentemente um Colégio Doutoral para promover a interação dos seus doutorandos, com as entidades regionais, nacionais e internacionais, especialmente fora dos muros da academia.

Este colégio pretende dar “uma resposta integradora” aos diferentes programas de doutoramento oferecidos na UAlg, em articulação com as unidades orgânicas e com os centros de investigação.

Pub

A missão passa por “garantir e promover a qualidade da formação, bem como o desenvolvimento de competências profissionais” nos seus estudantes, que respondam às necessidades da região algarvia a nível de investigação aplicada e que conduzam à inovação socialmente relevante.

As atividades a realizar neste âmbito incluem também a formação avançada a distância, contribuindo ainda para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); com impacto em regiões mais desfavorecidas.

Leonor Cancela, professora catedrática da UAlg, foi nomeada diretora do Colégio Doutoral, que será liderado com a supervisão de Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, contando ainda com uma comissão coordenadora que também inclui estudantes doutorandos e investigadores, para além de docentes com experiência em orientação de doutoramentos.

Segundo a vice-reitora, “este é um projeto emblemático do plano estratégico da UAlg 2017-2021, que ambiciona atrair os melhores candidatos de doutoramento do país e do mundo, bem como a melhoria da formação oferecida, promovendo a sua retenção na região”.

Pub

“O Colégio Doutoral permite ainda fomentar o desenvolvimento de competências transversais, a integridade académica, a ética, a comunicação científica e o empreendedorismo”, acrescenta, em comunicado.

Pretende-se ainda, valorizar os programas de doutoramento existentes na Universidade do Algarve, com a oferta conjunta de uma formação transversal aos estudantes, não apenas nos domínios científico e técnico, mas também na aquisição de competências, nos domínios pessoal, social e profissional, o que será transferível quer para o processo do doutoramento em curso, quer para uma atividade profissional inovadora no pós-doutoramento.

Neste contexto, constitui um dos principais fundamentos da criação deste Colégio Doutoral o Plano de Atividades 2020 da UAlg, que assenta fundamentalmente em três grandes objetivos estratégicos – educação, investigação e transferência e comunidade – e reconhece a relevância da formação doutoral no aumento de atividades inovadoras na região com potencial aplicação a nível de produtos e serviços, que aumentem a qualidade de vida da população algarvia.

O Colégio Doutoral da UAlg insere-se na Unidade de Apoio à Investigação (UAIC) e articula-se com o Gabinete Alumni e Saídas Profissionais (GASP). Anualmente, realizará um “Encontro UAlg Doctoral College”, com todos os doutorandos e orientadores, em regime de rotatividade e parceria com municípios do Algarve e empresas, na presença de parceiros internacionais estratégicos.



Pub
Mais em Educação & Ciência
Cientistas testam novos sistemas inteligentes de monitorização de vinhas

Uma equipa multidisciplinar, liderada por investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade…

“Viver o Verão” em Lagos tem inscrições abertas

O programa de ocupação de tempos livres de verão do município de Lagos tem inscrições abertas para crianças e juniores.

Maria João Bebianno distinguida por Mérito Científico

CCDR Algarve saúda a investigadora da Universidade do Algarve. A Ministra da Ciência e Tecnologia…

Loulé
Projeto europeu avaliou políticas de integração de migrantes e refugiados

Um estudo que avaliou as políticas de integração de migrantes não comunitários e refugiados em…