A exposição «Ruas com Memória», já instalada nas ruas de Castro Marim e que convida os visitantes a percorrerem as ruas da vila raiana como se folheassem um livro de história, vai poder ser observada a partir de 5 de abril.
“As ruas, travessas ou largos de Castro Marim cunharam a vida de muitos castromarinenses, cujas memórias podem agora ser revisitadas em 20 painéis espalhados pela vila”, refere a autarquia.
O projeto das «100 Memórias de Castro Marim» é inspirado pela necessidade de preservar, tratar e divulgar a documentação histórica de Castro Marim.
Assim, foi desenvolvido e promovido em várias vertentes: uma exposição agora residente na Casa do Sal, a exposição de rua «Ruas com Memória», um site e facebook oficiais, um acervo municipal e, finalmente, um levantamento audiovisual sobre o património imaterial de Castro Marim.
Na próxima segunda-feira, 5 de abril, avança numa nova abordagem, com a edição de um jornal que divulga algum do espólio em exposição, mas sobretudo que homenageia o primeiro jornal existente em Castro Marim – «Flores sobre Ruínas».
Impregnada em recordações pessoais e familiares, em histórias individuais e coletivas, em histórias completas e desfragmentadas, as «100 Memórias de Castro Marim» constituem “uma narrativa cronologicamente contextualizada, que permite não só um resgate do passado, mas também a construção de um novo significado sobre o mesmo”.
Se quiser contribuir, com cartas, fotografias, postais, documentos, livros ou recordações, pode fazê-lo através do e-mail 100memorias@cm-castromarim.pt, ou presencialmente no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Castro Marim.
A iniciativa é cofinanciada pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciado a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FORTOURS_5_E.