Espaço de 130 metros quadrados vai permitir à IPSS armazenar mais produtos e apoiar mais pessoas
A Re-Food Faro, que apoia atualmente quase 400 pessoas, inaugurou na segunda feira o seu novo centro de operações, um espaço cedido pelo município de Faro através de protocolo de comodato.
A cerimónia simbólica, adaptada às restrições impostas pela pandemia, contou com a presença do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, do vereador com o pelouro do Desenvolvimento Social, Carlos Baía, e dos coordenadores da Re-food Faro, Paula Matias e Carlos Reis.
A Re-Food, que já apoia em Faro perto de 400 pessoas em Faro, atingiu o limite de capacidade de ajuda devido ao tamanho reduzido da sua anterior base, na rua do Alportel, em funcionamento desde 2016, que não permitia mais quantidade de armazenamento de produtos alimentares ou maior número de voluntários em simultâneo.
Nesse sentido, o município adquiriu, em dezembro de 2020, este novo espaço de 130,30 metros quadrados, na rua Ramalho Ortigão, cedendo-o agora à Re-food.
“A Re-food Faro passa a ter instalações com as condições necessárias para ajudar um maior número de pessoas no concelho”, salienta a autarquia.

Para a coordenadora do núcleo, Paula Matias, “estas novas instalações são um ponto de viragem para a Re-food Faro, porque vai permitir acolher mais voluntários, mais famílias e estabelecer novas parcerias no combate ao desperdício alimentar”.
Já o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, referiu que “as instalações que a Re-food tinha eram já manifestamente insuficientes, uma vez que do ano passado para este praticamente triplicaram o número de pessoas que estão a apoiar” no concelho.
“Foi por isso que fizemos este investimento, que é um investimento na nossa população e nas pessoas que realmente mais precisam de apoio para que, em conjunto com as instituições que dão este tipo de resposta, consigamos minimizar as situações de carência no concelho”, explicou o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, aproveitando para agradecer “o importante trabalho desta instituição ao serviço da comunidade do concelho”.