Num período muito próprio, em que a maioria dos nossos jovens está mais presa em casa, as questões acumulam-se quanto à influência que os jogos online têm. Será que substituir o tempo de socialização e de atividades no exterior por jogos poderá ter uma consequência direta no crescimento dos nossos jovens adultos?
A verdade é que o ser humano é um animal sociável. Pelo que, nos próximos tempos, não se espera que os mais jovens deixam de parte completamente as suas vidas sociais. Talvez por isso também muitos jogos online de qualidade já permitem que se possam criar comunidades e até jogar em equipas. Mas será que tal socialização online colmata a ausência de uma socialização presencial?
Certamente que essa é uma das questões mais vezes colocadas devido ao crescimento de toda a indústria dos jogos online. Porém, e caso tudo volte a normalizar, será que os jovens conseguirão fazer uma boa transição de maior dependência do online para a vida social no exterior?
Influência dos jogos online nos jovens sempre foi debatida
Apesar do grande crescimento de toda a indústria dos jogos online só se ter verificado nessas últimas duas décadas, a verdade é que até nos primeiros jogos já se discutia como o maior tempo que os jovens investem nesses jogos poderia influenciar as suas vidas mais à frente. Com certeza que essa problemática ainda está bem presente nos dias de hoje. Contudo, será que essa questão terá que ser abordada de uma forma um pouco diferente?
Isso porque, para além da componente dos jogos online, a tendência da sociedade deverá passar por uma maior dependência da tecnologia e do online. Muitos são os estudos que garantem que, por exemplo, o teletrabalho irá acabar por substituir muito o trabalho de escritório, mesmo depois de todo este problema global.
Para além disso, ir às compras ou a lojas físicas também parecem ser atividades que rapidamente estão a ser substituídas pelas rápidas e seguras encomendas online. Num período em que o online se está a alastrar a um ritmo elevado, a seguinte questão não deverá também ser colocada: será que dependência do online não vai muito para além dos jogos, chegando mesmo a diferentes setores da sociedade?
Jogos online são usados para preencher o tempo “morto”
Numa fase em que milhares de jogos online diferentes estão à distância de apenas alguns cliques, é agora cada vez mais natural verificarmos que as pessoas recorrem a esses jogos para passarem o tempo. Quer seja num transporte público ou à espera de alguém, a tendência é claramente tirar o telemóvel do bolso e começar a jogar.
Ainda assim, esse hábito, cada vez maior, não estará a substituir também atividades que poderiam ser enriquecedoras para o ser humano? Porque razão não se escolhe ligar a um familiar ou amigo durante esse tempo “morto”, ou até mesmo começar a ler um livro ou um jornal, alastrando o seu conhecimento sobre diferentes temas, que até poderão ser úteis mais à frente? Será que os jogos online são a “distração” mais fácil e acessível atualmente?