Na sequência das diretrizes do plano de desconfinamento definido pelo Governo, o município de Silves reabrirá ao público, no próximo dia 5 de abril, o Castelo, o Museu Municipal de Arqueologia, o Centro de Interpretação do Património Islâmico e o Complexo Desportivo das Piscinas Municipais (nas valências de ginásio e natação livre).
Os equipamentos culturais mencionados , para além de manterem os mesmos moldes de funcionamento anteriormente em vigor, estarão a funcionar dentro dos seus horários normais de abertura.
No que diz respeito ao Complexo das Piscinas Municipais os moldes de funcionamento serão idênticos aos adotados anteriormente, com obrigatoriedade de marcação da utilização do ginásio e da piscina em regime de natação livre. O ginásio, limitado à utilização de um máximo de 15 pessoas em simultâneo, funcionará das 07h30 às 21h00, em blocos horários de 90 minutos. A piscina, em regime livre, poderá ser utilizada entre as 07h30 e as 16h30, com limite de oito utilizadores por bloco horário de 90 minutos. A utilização dos balneários é unicamente permitida para efeitos de troca de roupa, estando todos os restantes serviços (duche, sauna, jacúzi e banho turco) encerrados.
A reabertura destes equipamentos obedece ao estipulado na resolução do conselho de ministros, que estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à covid-19, e respeita o disposto nas orientações da DGS em vigor para os equipamentos desta natureza. Em linha com a prática instituída pelo município, «a reabertura dos restantes equipamentos municipais será gradual e faseada e respeitará as condições de segurança exigidas para técnicos e cidadãos».