Associação de trombose com a vacina está claro, mas a causa ainda não foi apurada
O responsável da estratégia de vacinas da Agência Europeia do Medicamento (EMA), Marco Cavaleri, afirmou esta terça-feira que há um vínculo "claro" entre a vacinação com a AstraZeneca e casos muito raros de trombose, segundo notícia veiculada pela agência EFE.
"Na minha opinião, podemos dizer agora que está claro que há uma associação (de trombose) com a vacina. Contudo, ainda não sabemos o que causa esta reação", assegura Cavaleri numa entrevista publicada esta terça feira pelo jornal italiano "Il Messaggero".
"Agora é cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com a AstraZeneca e casos muito raros de coágulos sanguíneos inusuais associados com contagens baixas de plaquetas", acrescentou o responsável da EMA.
Recorde-se que a EMA anunciou estar a investigar incidentes com pacientes vacinados com o imunizante da AstraZeneca numa série de países europeus, nos quais mais tarde foram registados efeitos colaterais. Somente depois da agência ter recomendado continuar a inoculação com a vacina da AstraZeneca, os países decidiram retomar a vacinação.
Também a Record TV Europa noticia esta revelação, adiantando que nas próximas horas vamos dizer: ‘Existe uma ligação, mas ainda temos que perceber como isso acontece”, afirmou o responsável pela estratégia de vacinas da EMA.
Resta agora conhecer a razão porque acontece este efeito secundário.