Governo investe 1,8 mil milhões de euros no desenvolvimento urbano com apoios comunitários
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou hoje, em Castro Verde, que o governo está a executar um investimento de 1.800 milhões de euros no desenvolvimento urbano, com apoio comunitário superior a mil milhões de euros.
Na localidade alentejana, após inaugurar a requalificada rua Morais Sarmento com o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, a governante salientou que o desenvolvimento urbano no país tem sido uma prioridade no âmbito do Portugal 2020 e através de programas operacionais regionais e sublinhou o destaque dado a projetos de regeneração urbana, de requalificação de bairros sociais e de mobilidade urbana sustentável.
O valor diz respeito a um quadro comunitário, Portugal 2020, que está na sua fase final, mas a ministra realçou que “o desenvolvimento urbano sustentável continuará a ser uma prioridade no próximo quadro comunitário”.
Os projetos de investimento visitados em Castro Verde foram “uma escolha certa” porque “melhoram a qualidade de vida da população” e são “um investimento público que vai fomentar investimento privado”, frisou Ana Abrunhosa.
Antes da inauguração, a ministra visitou três projetos cofinanciados pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020 em Castro Verde: as instalações do Centro de Artes e Viola Campaniça, num investimento a rondar os 600 mil euros, a requalificação de uma rua no centro da vila, que custou à volta de 400 mil euros e está pronta, e as obras da futura Residência Autónoma da CERCICOA, num investimento desta de cerca de 360 mil euros.