Entretanto, “o que importa é o que diz a EMA e até agora eles disseram que é seguro e continuaremos a vacinar" - governo espanhol
Uma autoridade regional de saúde espanhola disse esta quarta-feira (7) que suspendeu a vacinação da AstraZeneca para a Covid-19, enquanto aguarda um relatório de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), embora o governo nacional tenha dito que por enquanto continuaria a usar a vacina.
Segundo a Reuters, a região de Castela e Leão analisará se deve usar a vacina, depois das autoridades de saúde da UE e nacionais tomarem uma decisão com base no relatório de segurança da EMA, disse o serviço regional de saúde no seu site.
Os especialistas da EMA reviram até que ponto alguns casos de coagulação sanguínea em adultos que receberam recentemente a vacina AstraZeneca podem estar relacionados às injeções e a agência espera realizar um briefing sobre os possíveis efeitos colaterais nesta quarta-feira.
O governo nacional da Espanha considera a vacina segura, disse a ministra das Relações Exteriores, Arancha Gonzalez Laya, a jornalistas.
“Para nós na Espanha, o que importa é o que diz a EMA e até agora eles disseram que é seguro e continuaremos a vacinar com AstraZeneca porque confiamos nos especialistas e na EMA”, disse ela.
Salienta a Reuters, que a Espanha, junto com outros países europeus, suspendeu o uso da vacina por alguns dias no mês passado, mas depois também retomou as vacinas quando a EMA disse que os benefícios superavam claramente os riscos.
A AstraZeneca disse anteriormente que seus estudos não encontraram risco maior de coágulos por causa da vacina.
Entretanto, Espanha está a acelerar a implementação da vacinação Covid-19 e pretende inocular totalmente 25 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 53% da população, até ao final de julho.