A Câmara Municipal de Faro aprovou esta semana a abertura do concurso para a requalificação da rua Egas Moniz, na freguesia de Montenegro, com um valor base fixado em 820.727,35 euros, acrescido de IVA.
A empreitada, que conta com um prazo de 270 dias para execução, “vai permitir revitalizar artéria estruturante da freguesia, tal como acontece com outra intervenção já em curso, na rua Bento de Jesus Caraça”, refere a autarquia.
A intervenção visa a requalificação da artéria que liga o largo do Povo ao aeroporto e prevê introduzir beneficiações de nível estético e funcional, “privilegiando os peões e as condições de acessibilidade, disciplinando o estacionamento e melhorando as condições de circulação viária nesta zona do concelho”.
Esta empreitada contempla trabalhos de remoções e demolições, substituição de pavimentos, marcações rodoviárias, sinalização vertical, mobiliário urbano e equipamentos, caixas de visita, rede de iluminação pública, infraestruturas telefónicas, infraestruturas de drenagem de águas pluviais, muretes, material vegetal e rede de rega.
A consignação e execução dos trabalhos da requalificação da rua Egas Moniz – cujo critério de adjudicação é o da proposta economicamente mais vantajosa - ficará assim condicionada à obtenção do visto do Tribunal de Contas.
Atualmente, também na freguesia do Montenegro, já está em curso a obra de requalificação de outra artéria central, a rua Bento de Jesus Caraça, adjudicada pelo valor global de 506.978,81 euros.
O objetivo é revitalizar esta rua – que parte da rotunda do centro do Montenegro (largo do Povo), até à variante da Estrada Nacional 125 – tal como toda esta zona de grande importância para o concelho, dando mais espaço aos peões e melhorando as condições de circulação, pedonal e automóvel.