AMAL quer definir “grandes visões” para a cultura no Algarve

«Cultura Algarve 2030 – Aspirações e visões de futuro» vai ser o título do estudo promovido pela AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve que pretende definir uma visão para a cultura da região na próxima década.

O trabalho de auscultação do território (municípios, agentes culturais e outras entidades e organizações relevantes neste contexto), levado a cabo pelo CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, deve ficar concluído até ao final do verão.

Pub

O estudo, refere a AMAL em comunicado, “vai permitir agregar aspirações e visões de futuro e congregá-las em grandes visões para a cultura no Algarve na próxima década”.

Durante os próximos meses, a AMAL, em estreita parceria com a Faro 2027 – Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Universidade do Algarve, vai promover algumas iniciativas, como conferências e sessões de debate abertas ao público, que permitam discutir temáticas específicas ligadas a esta área.

“Um documento como aquele que se pretende contruir não só se assume como linha orientadora, ainda que genérica, para os municípios e entidades regionais, como pode, e deve, ser um contributo importante para o enquadramento de políticas públicas com vista a obtenção de financiamento comunitário no próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021 – 2027)”, assinala a AMAL.

O resultado final do trabalho, salienta a instituição, deve contemplar os seguintes aspetos da produção cultural na região: o passado - as culturas que conformam a cultura do Algarve; o presente - análise dos dados e prognóstico da atual situação; e o futuro - prospetivas e ideias para a viabilização de projetos e apontamentos para o futuro da cultura na região.

Pub

A AMAL pretende reunir “importantes contributos” para o desenvolvimento das linhas orientadoras para a cultura, artes e património nos próximos anos para a região algarvia; a promoção de uma visão prospetiva para a cultura no Algarve; a definição dos princípios orientadores para uma visão de futuro da cultura como oportunidade de desenvolvimento; e a criação de valor sustentado associado à cultura na região.



Pub
Mais em Sociedade
Moncarapachense
Moncarapachense empata no dérbi e fica obrigado a ganhar no Restelo para subir à Liga 3

O Moncarapachense empatou hoje sem golos com o Olhanense e deixou a questão da subida à Liga 3 de futebol para a próxima semana, com

Bordeira
Faro: Bordeira em Festa no próximo fim de semana

O evento Bordeira em Festa vai voltar no próximo de semana, entre dias 27 e 29 de maio, animando a localidade da freguesia de Santa Bárbara

Loulé: Colisão entre pesado e motociclo na EN2 causa um morto

Uma colisão entre um veículo pesado de recolha de lixo e um motociclo na EN2, na freguesia do Ameixial, concelho de Loulé, causou hoje a

Recorde de 214 toneladas de cocaína apreendida na Europa em 2020

Portugal foi responsável pela captura de 10 toneladas. As apreensões de cocaína na União Europeia…