Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

CDU candidata Jorge Costa à Câmara de Olhão

Jorge Costa

A CDU – Coligação Democrática Unitária anunciou hoje que Jorge Costa e Florbela Gonçalves serão os cabeças de lista à câmara municipal e assembleia municipal de Olhão, respetivamente.

Em Olhão, a coligação entre PCP e Os Verdes pretende “aumentar o número de votos e de mandatos neste concelho” e “terminar com a maioria absoluta do PS”, designadamente com a recuperação de um vereador no executivo municipal “capaz de levar a voz dos trabalhadores e das populações àquele órgão, num concelho marcado por profundas desigualdades e fragilidades sociais, pela descaracterização da vocação marítima e pesqueira da cidade, com a especulação imobiliária a sobrepor-se às necessidades de desenvolvimento de diversas zonas como é o caso da envolvente do porto e do negócio imobiliário BelaOlhão”.

O cabeça de lista à presidência da autarquia será Jorge Manuel Guerreiro Costa, 60 anos, casado, com uma filha e residente em Olhão. Carteiro de profissão nos CTT, é dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações.

Membro da comissão concelhia de Olhão do PCP, participou regularmente nas listas da CDU às eleições autárquicas, tendo sido eleito na Assembleia de Freguesia de Quelfes e integrado o executivo desta junta de freguesia em 2014, onde teve particular intervenção nas áreas do desporto e juventude.

Atleta olímpico em Atenas’2004, é treinador de atletismo e organizador do Troféu de Marcha Jorge Costa, assim como dos Jogos de Quelfes desde a sua primeira edição, sendo vice-presidente da Associação Jogos de Quelfes – Portugal.

A primeira candidata à assembleia municipal será Florbela Guimarães Silva Gonçalves, 51 anos, duas filhas e residente em Olhão. É licenciada em Gestão e Administração pública, com especialização em Gestão Urbana e Municipal, exercendo atualmente funções na Direção de Finanças de Faro.

Em 2017 encabeçou, como independente, a candidatura da CDU à Assembleia Municipal de Olhão, tendo sido eleita, assumindo “empenhadamente a função de membro deste órgão ao qual se recandidata”, reforça a coligação entre PCP e Os Verdes.

A CDU sublinha a sua intervenção, nos últimos quatros anos, “pela defesa do direito a viver e produzir na Ria Formosa; a luta pelas dragagens na Ria, a defesa dos direitos dos mariscadores e viveiristas; a diversificação das atividades produtivas e o apoio à agricultura e agricultores; a exigência da abolição das portagens na Via do Infante; o acompanhamento à situação dos problemas de habitação no concelho; a luta pela reposição das freguesias da Fuseta e de Moncarapacho; o apoio ao movimento associativo; a intervenção pela defesa dos serviços públicos e valorização dos trabalhadores da autarquia, nomeadamente com a atribuição do suplemento de penosidade e insalubridade; a denúncia dos riscos associados à transferência de competências para o município”.