Um homem com uma bandeira de Portugal na Avenida da Liberdade, no 25 de Abril de 2020, quando o desfile foi cancelado pela pandemia. EFE/Arquivo

Portugal comemora o segundo 25 de Abril em tempo de pandemia

Portugal vai festejar neste domingo o seu segundo 25 de Abril em pandemia, com comemorações do 47º aniversário da Revolução dos Cravos limitadas mas que permitem recuperar o tradicional desfile que no ano passado teve de ser cancelado.

A data comemorativa é notícia na agência EFE, referindo que a Avenida Liberdade em Lisboa, a artéria mais emblemática da capital portuguesa, irá voltar a encher-se de cravos vermelhos depois da inédita imagem de há um ano atrás, quando viveu o primeiro 25 de Abril desde a chegada da democracia vazio devido ao confinamento pela pandemia.

Um ano depois, Portugal encontra-se na terceira e penúltima fase do seu plano de desconfinamento e a Direção-Geral da Saúde (DGS) considerou que há suficientes condições para a realização do desfile, embora com limitações.

Pub

A agência EFE recorda que a comissão organizadora tinha inicialmente restringido a participação às dezenas de entidades que fazem parte dela, mas após reclamações de alguns partidos que foram impedidos de comparecer - como a Iniciativa Liberal - decidiu abrir a marcha a "todos os interessados".

As entidades que integram o desfile, previsto para o período da tarde, devem preencher um registo das pessoas que participam e determinar o lugar que irão ocupar no desfile para facilitar eventuais contatos das autoridades sanitárias, bem como o uso obrigatório de máscara.

Ainda assim, lembra a EFE, não houve um apelo à participação popular, como nos outros anos, designadamente para os cidadãos serem chamados a cantar a "Grândola Vila Morena" à janela, como no ano passado.



Pub
Mais em Sociedade
Estudos dos direitos humanos recebidos em Albufeira

Ontem, 26 alunos do projeto “Code of Youth: Shield of Human Rights”, foram recebidos pelo presidente da Câmara de Albufeira.

Detido em Albufeira por posse de arma proibida

Um homem de 51 anos foi ontem, 16 de maio, detido em Albufeira por posse de arma proibida, segundo informa o Comando Territorial de Faro da

A “Festa do Tango” acontece em Lagoa

O Auditório Carlos do Carmo recebe a “Festa do Tango” pelo La Porteña Tango, Grupo de Tango Argentino, que irá subir ao palco do Auditório.

Estão de volta poeiras e previstas temperaturas acima dos 35 graus na sexta e no sábado – CNN

As temperaturas máximas vão ultrapassar os 35 graus em algumas regiões do continente na sexta-feira e no sábado, por culpa de uma massa de ar