Paulo Santos, Paulo Alentejano e Rogério Bacalhau

Faro: «Gabinete SOS Empresas» tira dúvidas sobre “legislação avulso”

Parceria entre município e ACRAL pode ser replicada noutros concelhos da região

O «Gabinete SOS Empresas», uma iniciativa do município de Faro e da ACRAL instalada desde ontem na loja «Faro. Somos Todos», pretende esclarecer os empresários farenses sobre as respostas aos problemas que estão a enfrentar devido à pandemia.

“Percebemos que havia uma necessidade de o pequeno empresário ter apoio, ao nível jurídico, económico ou contabilístico. Os setores mais afetados nesta altura – comércio, restauração, serviços – tem muita dificuldade em interpretar o que vai saindo, as possibilidades que têm de responder à crise”, explicou o presidente da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Paulo Alentejano, na cerimónia de inauguração do espaço, realizada na segunda-feira.

Pub

O dirigente associativo salientou que os empresários se sentem, nesta altura, “um bocado perdidos” e que os contabilistas estão a ser “massacrados” para responder a questões sobre a “legislação avulso” que tem sido publicada em relação aos apoios, sem estarem por dentro de todos os processos.

A ACRAL apresentou uma proposta à autarquia para, em conjunto, ser criada uma “equipa multidisciplinar” que desse essa resposta aos comerciantes e empresários locais.

Projeto não é restrito aos associados da ACRAL

O projeto, que está aberto a todos os empresários do concelho de Faro – não apenas aos associados da ACRAL –, pretende “orientar, apoiar, informar e guiar o tecido empresarial do concelho” e, sobretudo, “viabilizar um serviço personalizado de respostas eficientes” para mitigar o impacto da pandemia.

O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, acompanhado na ação pelo vice-presidente Paulo Santos, considerou que esta parceria era “uma necessidade há muito sentida”, face aos muitos pedidos de esclarecimento que chegam ao município.

Pub

“Os empresários, os comerciantes, quem realmente tiver necessidade de tirar alguma dúvida, que nos contacte a partir daqui e tentaremos encaminhar e dar uma solução à sua questão. Não teremos respostas para tudo, mas respostas para encaminhar para os serviços competentes que possam dar essa resposta”, acrescentou o autarca.

O gabinete de apoio será composto por uma equipa de profissionais especializados nas mais diversas áreas, tanto ao nível financeiro, bancário, contabilístico e jurídico, mas também ao nível da orientação sobre os incentivos, candidaturas e apoios disponíveis, “incentivando assim a recuperação das empresas afetadas com a crise económica provocada pela Covid-19”.

Atendimento mediante marcação prévia

O atendimento será efetuado presencialmente na loja «Faro. Somos Todos», rua Lethes, mediante marcação prévia, pelo endereço eletrónico sosempresas@acral.pt ou pelo contacto 919195563.

O presidente da ACRAL salientou que a iniciativa poderá ser replicada noutros concelhos da região. “Lançámos o desafio a mais municípios e já tivemos respostas positivas. Estamos a articular as parcerias”, disse Paulo Alentejano.



Pub
Mais em Economia
ACRAL
ACRAL apresentou projeto «E-Algarve» para ajudar empresas na transição digital

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve apresentou ontem, quinta-feira, o projeto «E-Algarve», que pretende ajudar

Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será