Lisbon, Portugal, May 11, 2021. | REUTERS/Pedro Nunes

Corrida britânica ‘verde’ às viagens de verão para Portugal

Previsões continuam incertas para este ano. Em 2020 apenas 460.000 britânicos visitaram Portugal, contra 2 milhões no ano anterior.

O site de pesquisa de viagens Skyscanner revela que houve um aumento de 616% nas reservas para Portugal na passada semana, em comparação com a anterior, o que levou as companhias aéreas a adicionar capacidade às rotas existentes e, nalguns casos, foram mesmo lançadas novas rotas para corresponder à procura.

Segundo a agência Reuters, tanto a EasyJet como a Ryanair adicionaram mais voos entre o Reino Unido e Portugal neste verão. A EasyJet disse que estava a colocar até 100.000 assentos extras nas rotas durante o período de maio a outubro, enquanto a Ryanair revelou estar a adicionar 195.000 em maio e junho.

Pub

A empresa de férias TUI disse na quarta-feira que a procura por Portugal estava tão forte que estava a planear usar os seus aviões 787 Dreamliner, maiores, que costumam usar para viagens de longa distância, em rotas do Reino Unido para Portugal para aumentar assim a capacidade de resposta.

 

Regras de entrada no país ainda por definir

Ainda assim, de acordo com a Reuters, o setor de turismo, que está marcado pelas mudanças de última hora nas regras de viagem da Grã-Bretanha, nomeadamente, no verão passado e no Natal, está a preparar-se para outro ano turbulento, e Portugal ainda não definiu exatamente quais regras se aplicariam à chegada de turistas  britânicos.

Alguns executivos disseram estar cientes da rapidez com que a 'maré' favorável poderia virar novamente se os casos de coronavírus aumentassem ou os governos mudassem de ideia.

“Tenho que ser cauteloso”, disse Chitra Stern, CEO da rede de hotéis de luxo Martinhal. "As pessoas ainda estão a reservar tarifas reembolsáveis."

 

Vantagem competitiva

Outros destinos de férias populares para os britânicos, como Espanha e Chipre, estão na "lista âmbar", o que significa que os viajantes precisariam ficar em quarentena por 10 dias após o retorno e fazer dois testes.

Pub

Como é sobejamente sabido e a Reuters sublinha-o, o turismo desempenha um papel crucial em Portugal, representando cerca de 15% do produto interno bruto (dados de 2019). Mas sofreu em 2020 o seu pior ano desde meados da década de 1980, quando a pandemia de coronavírus afastou os visitantes.

No ano passado, apenas 460.000 britânicos visitaram Portugal, contra 2 milhões no ano anterior.

Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), disse que os proprietários de hotéis estão cientes de que estão a tirar partido do facto de outros países estarem a enfrentar maiores restrições.

"Os nossos principais concorrentes foram deixados de fora da 'lista verde' por enquanto", disse Elidérico Viegas, acrescentando: "É uma vantagem competitiva para nós."

Thomas Cook, da Grã-Bretanha, disse que as reservas triplicaram comparativamente a uma semana atrás, com as viagens a Portugal a serem responsáveis ​​pela maior parte desse aumento.

As reservas do Airbnb também começaram a aumentar e a companhia aérea britânica easyJet disse que as reservas do Reino Unido para Portugal aumentaram após o anúncio, não tendo fornecido quaisquer números a este respeito.

Pub

A notícia da Reuters diz-nos ainda que o alto custo dos testes Covid-19 e a disponibilidade limitada de voos elevando os preços, combinados com o fato da pandemia ainda estar presente, significando que a temporada de verão está difícil de prever, mesmo para Portugal.

"Não é apenas uma questão de recuperação do vôo tradicional, é uma reformulação completa", disse o consultor de viagens da Bain & Co, Geoffrey Weston. "É por isso que isto é tão difícil de prever."



Pub
Mais em Economia
ACRAL
ACRAL apresentou projeto «E-Algarve» para ajudar empresas na transição digital

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve apresentou ontem, quinta-feira, o projeto «E-Algarve», que pretende ajudar

Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será