Sede do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Atlanta, Geórgia, 30 de setembro de 2014. REUTERS / Tami Chappell / Foto de Arquivo.

EUA: Pessoas totalmente vacinadas podem tirar suas máscaras

E as pessoas totalmente imunizadas não precisarão distanciar-se fisicamente na maioria dos lugares.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informaram esta quinta-feira (13) que as pessoas totalmente vacinadas não precisam usar máscaras ao ar livre e podem evitar usá-las dentro de casa na maioria dos lugares, uma orientação atualizada que a agência disse que irá permitir que a vida comece a voltar ao normal.

Esta extensa notícia foi avançada pela agência Reuters, dizendo que o CDC espera que a orientação estimule mais americanos a vacinarem-se, referindo ainda que as pessoas totalmente imunizadas não precisarão distanciar-se fisicamente na maioria dos lugares.

Pub

A reviravolta ocorreu apenas 16 dias depois do CDC ter emitido uma orientação, que foi revista para deixar cair muitas restrições em vigor para as pessoas vacinadas. A agência foi criticada em março por inicialmente desencorajar os avós imunizados a voar para visitarem os seus entes queridos.

A diretora do CDC, Rochelle Walensky, disse que a nova orientação foi baseada numa redução acentuada nos casos, expansão das vacinas para pessoas mais jovens e eficácia da vacina contra variantes do coronavírus.

Dra. Rochelle Walensky, diretora dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, testemunhou durante uma audiência do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado dos EUA para examinar a resposta do COVID-19, com foco em uma atualização de funcionários federais, no Capitólio, em Washington , EUA, 18 de março de 2021. Susan Walsh / Pool via REUTERS / Arquivo de foto

"Seguimos a ciência aqui", sublinhou Walensky.

Biden sem máscara

O presidente Joe Biden, por seu turno, apareceu na Casa Branca para tecer alguns comentários, sem máscara. "Acho que é um grande marco, um grande dia", disse Biden.

"Se você está totalmente vacinado e pode tirar a máscara, você conquistou o direito de fazer algo que os americanos são conhecidos em todo o mundo: cumprimentar os outros com um sorriso", disse o presidente, abrindo um breve sorriso para si mesmo.

Biden já havia tirado a máscara durante uma reunião com legisladores, revelou aos repórteres a senadora republicana Shelly Moore Capito. Alguns jornalistas da Casa Branca também removeram as suas máscaras.

Pub

O CDC enfrentou críticas, até mesmo de funcionários da saúde pública, por ter sido muito cauteloso nas suas orientações. Críticos disseram que as pessoas precisam ver mais benefícios em serem vacinadas e em termos de retorno às atividades normais.

"Nas últimas semanas, vimos dados adicionais para mostrar que essas vacinas funcionam no mundo real, elas resistem às variantes e as pessoas vacinadas têm menos probabilidade de transmitir o vírus", disse a agência num comunicado distribuído à imprensa.

Segundo a Reuters, acrescentou: "Precisávamos de tempo para rever todo o corpo de evidências para acertar isto, e foi assim que chegamos a esta decisão."

'Precisam de recompensa'

O Dr. William Schaffner, um médico infecioso do Vanderbilt University Medical Center, disse que apoia a nova orientação que muitos vinham pedindo.

“As pessoas nas secretarias estaduais de saúde e nos infetologistas já dizem isso há algum tempo porque estão muito impressionadas com a eficácia da vacina e também têm a sensação de que as pessoas vacinadas precisam de uma recompensa”, argumentou Schaffner.

A senadora republicana Susan Collins classificou a orientação de "atrasada".

“Se as pessoas descobrirem que não podem fazer nada diferente após a vacina, elas não irão ver o benefício de serem vacinadas”, argumentou.

Segundo a Reuters, a orientação revista é um passo importante para retornar à vida pré-pandémica, mas a agência recomenda ainda que as pessoas vacinadas usem máscaras em diversos lugares, como nos aviões e comboios, em aeroportos, centros de trânsito, transportes públicos e noutros locais como hospitais e consultórios médicos.

Pub

Autoridades em vários estados disseram que iriam rever imediatamente os requisitos de uso de máscara existentes.

A Retail Industry Leaders Association disse que o anúncio cria ambiguidade porque falha num ponto: carece de se alinhar totalmente com os pedidos estaduais e locais.

"É fundamental que os clientes se lembrem que o anúncio do CDC é uma orientação e que muitas jurisdições estaduais e locais ainda têm ordens de máscara em vigor que os agentes comerciais e centros devem seguir."



Pub
Mais em Internacional
McLaren passa a exibir marca ‘Senna’ nos carros de Fórmula 1

O acordo é válido a partir do GP do Mónaco, onde o tricampeão conquistou seis vitórias

Shurastey é cremado nos EUA e as cinzas viajam com tutor para o Brasil

O influenciador, que estava com o seu cão golden retriever chamado de Shurastey, envolveu-se num acidente de trânsito. Ambos morreram.

F1: Leclerc o mais rápido também no TL2, pois então!…

Durante a primeira atividade o TL1, no Principado do Mónaco, a luta pela primeira posição…

EUA: Marido de professora morta em ataque infarta e morre dois dias depois

Irma Garcia morreu ao tentar proteger os alunos da Robb Elementary School em Uvalde, no Texas (EUA)