
SIC: Milhares de turistas estão a chegar a Faro, Lisboa e Porto
Portugal passou a permitir esta segunda-feira viagens não essenciais de países do Espaço Schengen e do Reino Unido, o que pode marcar o início da recuperação do turismo nacional.
Os passageiros originários dos países que integram a União Europeia, países associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) e o Reino Unido deixam de cumprir isolamento profilático e podem realizar viagens não essenciais.
Dos 12 países e territórios da lista verde do Governo britânico, que autoriza as viagens por motivos não essenciais e não exige quarentena de 10 dias no regresso, sete não deixam entrar turistas, como Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Brunei e Ilhas Malvinas.
O facto de ser um dos poucos destinos de praia na lista, a qual deixou de fora países populares como Espanha, Grécia e Turquia, levou a um número elevado de procura e reservas.
Só ao Algarve, Aeroporto de Faro, esta semana, devem chegar por dia cerca de 5 mil britânicos, como mostra a reportagem da SIC. Ao aeroporto de Lisboa chegam esta segunda-feira quatro voos de Londres e dois de Manchester. Também o aeroporto do Porto vai receber quatro voos do Reino Unido.
À chegada a Portugal, há um controlo para verificar o comprovativo de teste negativo à covid-19, obrigatório para este retomar do turismo.