Tavira: Nome da nove ponte sobre o rio Gilão vai a votos

Ponte dos 500 anos, Ponte Gilão e Ponte dos Navegadores são as escolhas a votação para eleição do topónimo da nova ponte sobre o rio Gilão, em Tavira, anunciou a autarquia local.

“Após a conclusão da empreitada de construção da nova ponte sobre o rio Gilão, na ligação do largo da Caracolinha à rua do Cais, o município de Tavira decidiu submeter a votação, entre 17 e 30 de maio, o topónimo a atribuir a esta infraestrutura”, salienta a autarquia.

Pub

De acordo com as propostas discutidas e aprovadas, “por unanimidade”, pela Comissão Municipal de Toponímia, em reunião realizada no passado dia 4 de maio, encontram-se em votação três topónimos.

A Ponte dos 500 anos pretende evocar a efeméride dos 500 anos da elevação de Tavira, de vila a cidade, pelo rei D. Manuel I, a 16 de março de 1520. “A comemoração desta data ocorreu no ano de 2020 e coincidiu com o começo da construção da nova ponte sobre o Gilão”, frisa o executivo.

O nome de Ponte Gilão visa “destacar a importância geoestratégica do rio Gilão na construção da própria cidade”.

O antigo porto de Tavira, sediado neste rio, permitiu o enriquecimento e a afirmação naval, mercantil e militar de Tavira, nos séculos XV-XVI. Através do Gilão chegaram riquezas e partiram muitos navegadores.

Pub

Já Ponte dos Navegadores tem como objetivo “homenagear todos os navegadores, nomeadamente os ligados a Tavira”: João Vaz Corte Real e seus filhos, Gaspar e Miguel Corte Real, assim como João Arias, natural de Tavira, um dos grumetes de Cristóvão Colombo.

Também Fernão de Magalhães escolheu um marinheiro de Tavira para integrar a sua tripulação. Já Vasco da Gama, na sua expedição, levou uma nau chamada «Bérrio», “provavelmente construída nas tercenas de Tavira pela família Bérrio”, salienta a câmara algarvia.

Os tavirenses poderão “batizar” a nova ponte através do processo participativo online acessível aqui.



Pub
Mais em Sociedade
Festival Política
Festival Política estreia-se no Algarve em setembro e abre candidaturas a bolsas

Após as edições de Lisboa e Braga, que somaram mais de três mil participantes ao longo de sete dias, o Festival Política prepara uma nova

Município de Silves promove a mobilidade em Armação de Pêra durante a época balnear

O Município de Silves considera que Armação de Pêra se transforma num polo de atração turística durante a época balnear e que importa minimizar ao

Odemira: Fórum do Território valida Carta de Princípios

A 3ª Sessão do Fórum do Território decorreu no dia 21 de maio, no Jardim…

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…