Avião da Ryanair (arquivo)

Avião desviado pela Bielorrússia já descolou para Lituânia

Aterragem de emergência de um avião de passageiros da Ryanair no aeroporto de Minsk, sob ameaça.

Neste domingo (23), o secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Miguel Berger, exigiu explicações imediatas de Belarus sobre a aterragem de emergência de um avião de passageiros da Ryanair no aeroporto de Minsk.

Segundo a notícia da Reuters, autoridades na Bielorrússia baralharam um caça a jato e sinalizaram o que acabou por ser um falso alerta de bomba para forçar um avião da Ryanair a pousar este domingo em Minsk e, de seguida, detiveram um jornalista que se encontrava a bordo, Roman Protasevich, atraindo críticas de toda a Europa.

Pub

Por outro lado, de acordo com o SputnikNews,  citando uma organização de direitos humanos bielorrussa não registada, Roman Protasevich que fundou um canal do Telegram designado como extremista por Minsk, estava a bordo do avião da Ryanair, viajando de Atenas, capital da Grécia, para Vilnius, capital da Lituânia, tendo sido detido durante a aterragem de emergência em Minsk.
Uma detenção que foi mais tarde confirmada, pelo Ministério do Interior de Belarus.

Numa postagem nas redes sociais, segundo o SputnikNews, Miguel Berger também cobrou uma posição sobre o que chamou de "suposta detenção de um jornalista" que estava na aeronave.

Precisamos de uma explicação imediata do governo de Belarus sobre o desvio de um voo da Ryanair dentro da UE [União Europeia] para Minsk e a suposta detenção de um jornalista.
O avião fez um pouso de emergência devido a uma ameaça de bomba, que mais tarde se revelou falsa. As autoridades bielorrussas abriram uma investigação sobre a falsa ameaça.
Presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko (foto de arquivo)

Refere a SputnikNews na sua peça jornalística, que Belarus tem estado sob os holofotes internacionais desde agosto do ano passado, após a vitória de Aleksandr Lukashenko nas eleições presidenciais. O triunfo eleitoral gerou uma onda de protestos internos e críticas de países da UE abordando a lisura do processo e a repressão aos protestos, o que desencadeou a imposição de sanções contra Minsk.

Avião da Ryanair acompanhado por um caça MiG29

Uma outra notícia, esta veiculada pela AP News, informa que o serviço de imprensa presidencial disse que o presidente Alexander Lukashenko ordenou pessoalmente que um jato de combate MiG-29 acompanhasse o avião da Ryanair - levando a figura da oposição Raman Pratasevich que estava viajando de Atenas (Grécia) para Vilnius (Lituânia) - até ao aeroporto na capital Minsk.

Pub

O subcomandante da Força Aérea Andrei Gurtsevich disse que a tripulação do avião decidiu pousar em Minsk, mas a Ryanair disse num comunicado que o controle de tráfego aéreo bielorrusso instruiu o avião a desviar para a capital.

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, segundo a APNews,  também afirmou que o avião foi forçado a pousar em Minsk e disse que "o regime de Lukashenko está por detrás disso".

Desabafo do editor chefe do "Belarus of the Brain"

Um passageiro do voo da Ryanair que foi forçado a pousar disse à agência de notícias Delfi, da Lituânia, que Protasevich estava com a cabeça entre as mãos e tremia quando percebeu que o seu voo tinha sido desviado para Minsk.
Protasevich teria dito: 'Vou pegar a pena de morte aqui' enquanto as forças de segurança o levavam embora escoltado - lê-se na Reuters.

Refira-se também que, de acordo coma Reuters, Protasevich é atualmente o editor-chefe de um veículo político bielorrusso hospedado no aplicativo de mensagens Telegram chamado "Belarus of the Brain", que tem cerca de 250.000 assinantes.

Ele estava voltando da Grécia para Vilnius, onde tinha passado um determinado tempo tirando fotos de uma visita de Tsikhanouskaya. Protasevich postou as fotos nas redes sociais antes de voar de volta.

Pub

Entretanto, o avião da Ryanair desviado pela Bielorrússia esta tarde já descolou de Minsk para a Lituânia, disse hoje a comissária europeia dos transportes Adina Valean na rede social Twitter.

(se surgirem desenvolvimentos que se justifiquem, atualizaremos esta notícia)



Pub
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no