Parlamento Europeu © REUTERS / Johanna Geron

UE: líderes exigem investigação ao pouso do avião em Minsk

Conselho Europeu pede às empresas de transporte que evitem sobrevoar o espaço aéreo de Belarus e a libertação imediata do jornalista e sua esposa

O Conselho Europeu exigiu que as autoridades de Belarus libertem imediatamente o jornalista Roman Protasevich e , segundo uma notícia do SputnikNews, convocou a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) a investigar o pouso "sem precedentes" do avião da Ryanair na capital bielorrussa.

"O Conselho Europeu condena energicamente o pouso forçado do voo da Ryanair em Minsk, Belarus, em 23 de maio de 2021, ameaçando a segurança aérea, e a detenção por parte das autoridades bielorrussas do jornalista Raman Protasevich e [sua companheira] Sofia Sapega", diz um comunicado do órgão da União Europeia.

Conclusões sobre Belarus adotadas pela reunião do Conselho Europeu presidida por Charles Michel.

Pub

Os presentes na reunião do Conselho, de acordo com o SputnikNews, também exigiram a libertação imediata de Protasevich e Sapega, e pediram que a OACI realize uma investigação sobre o incidente, que classificaram de "sem precedentes e inaceitável".

Além disso, o Conselho pediu que o espaço aéreo da UE fosse fechado para aeronaves bielorrussas, assim como os aeroportos dentro do território da UE, e que os voos dos países do bloco evitassem sobrevoar o espaço aéreo bielorrusso.

O Conselho Europeu "pede às empresas de transporte baseadas na UE que evitem os voos sobre Belarus" e exige "a adoção de medidas necessárias para proibir a entrada no espaço aéreo da UE das companhias bielorrussas e impedir o acesso aos aeroportos da UE para os voos operados por essas companhias", diz a nota, citada pelo SputnikNews.



Pub
Mais em Internacional
Portugal apoia Polónia com € 50 milhões em produtos e materiais

António Costa anunciou doação no valor de 50 milhões de euros, desde casas pré fabricadas até produtos farmacêuticos.

Primeiro caso brasileiro infetado com varíola de macaco na Alemanha

Infectado tem 26 anos e passou antes por Portugal e Espanha Na Alemanha, autoridades sanitárias…

Elon Musk reúne-se com o governo do Brasil pela ‘Amazónia’

Reunião centrada em “Conectividade e Proteção da Amazónia”. O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e que recentemente…

F1: Leclerc lidera treinos livres perante evolução da Mercedes

Realizaram-se esta sexta feira (20) no Circuito de Barcelona, as primeiras sessões de treinos livres…