Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

OMS aprova CoronaVac e abre porta de aprovação para a UE

Foto: in Melhores Destinos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje o uso emergencial da vacina CoronaVac para Covid-19, desenvolvida pela Sinovac Biotech e o portal Melhores Destinos, como não poderia deixar de ser, regozija-se com a decisão.

Lê-se no portal Melhores Destinos - dedicado às viagens pelo mundo, que a notícia é importante, uma vez que deve abrir espaço para que os países da União Europeia (UE) e outras nações aceitem o imunizante que é amplamente utilizado no Brasil e noutros países.

Recordemos que a Comissão Europeia prometeu divulgar até 9 de junho a lista de países com viagens sem restrições para o bloco europeu. Mas, a situação ainda não está definida e as últimas notícias indicam que deverá existir uma categoria (vermelha) com restrições mais firmes, atribuída aos países com grande circulação de variantes do coronavírus, que pode incluir Brasil, Índia e África do Sul, entre outras.

Para os países que forem autorizados com restrições leves, segundo o portal Melhores Destinos, serão aceites cidadãos que já estejam completamente vacinados contra a Covid-19 com uma vacina reconhecida pelo bloco – que até hoje são Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Janssen. Falta saber se a CE vai incluir na lista de imunizantes reconhecidos a vacina CoronaVac, o que é perfeitamente normal que aconteça, atendendo à aprovação da OMS.

Entretanto, é esperado que a Agência Regulatória Europeia (EMA) também anuncie a aprovação da CoronaVac nos próximos dias ou mesmo semanas. Mas, mesmo que isso não ocorra, o portal Melhores Destinos refere que a política da União Europeia deve permitir que os países-membros aceitem imunizantes aprovados para uso emergencial pela OMS.

Vale a pena destacar que, com a aprovação emergencial da OMS, a CoronaVac poderá ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global.



Exit mobile version