Amanhã há eclipse anular do Sol durante a manhã

Amanhã, dia 10 de junho de  2021, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, ocorre um eclipse anular do Sol, que será visível como eclipse parcial em todo o território português, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

A animação seguinte mostra a evolução do eclipse em Lisboa desde o seu início cerca das 9h48, passando pelo máximo próximo das 10h32, até ao término perto das 11h21 da manhã, cuja duração total do eclipse é da ordem dos 90 minutos.

Pub

A sombra da Lua sobre a Terra, ou seja a região onde o eclipse é anular, vai percorrer uma trajetória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Ártico, tendo uma duração máxima da anularidade de 3min 48s. O eclipse será visível do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte.

O OAL explica que o eclipse será apenas visível como eclipse parcial em todo o território português, que ficará na penumbra da Lua. Na maioria do território nacional, o eclipse parcial será pouco percetível pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira.

Embora a alteração da luminosidade não seja percetível,  o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança, situação que o OAL alerta como sendo perigosa, recomendando que seja cuidadoso, que se certifique que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o Sol e informe, e ajude quem não sabe.

A população escolar deve ter especial cuidado com a observação do Sol durante o eclipse, alerta o OAL.

Pub



Pub
Mais em Sociedade
Beja
Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja arranca na sexta-feira

A banda desenhada volta a tomar conta da cidade de Beja, entre 27 de maio e 12 de junho, com um festival internacional que promete

Transição
São Brás: Sessão online aborda transição digital nas escolas

A transição digital nas escolas vai ser tema, amanhã, quinta-feira, 26, de uma sessão online, via Zoom, promovida por entidades de São Brás

Olhão
Olhão: MOJU promove melhorias em bloco habitacional

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão reuniu esforços para promover pequenas melhorias no interior do bloco habitacional onde,

Portugal vai estudar implementação da semana laboral de quatro dias

Impacto da semana laboral de quatro dias, graças à aprovação de uma proposta parlamentar da esquerda durante o debate do OE 2022…