
Amanhã há eclipse anular do Sol durante a manhã
Amanhã, dia 10 de junho de 2021, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, ocorre um eclipse anular do Sol, que será visível como eclipse parcial em todo o território português, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
A animação seguinte mostra a evolução do eclipse em Lisboa desde o seu início cerca das 9h48, passando pelo máximo próximo das 10h32, até ao término perto das 11h21 da manhã, cuja duração total do eclipse é da ordem dos 90 minutos.

A sombra da Lua sobre a Terra, ou seja a região onde o eclipse é anular, vai percorrer uma trajetória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Ártico, tendo uma duração máxima da anularidade de 3min 48s. O eclipse será visível do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte.
O OAL explica que o eclipse será apenas visível como eclipse parcial em todo o território português, que ficará na penumbra da Lua. Na maioria do território nacional, o eclipse parcial será pouco percetível pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira.
Embora a alteração da luminosidade não seja percetível, o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança, situação que o OAL alerta como sendo perigosa, recomendando que seja cuidadoso, que se certifique que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o Sol e informe, e ajude quem não sabe.
A população escolar deve ter especial cuidado com a observação do Sol durante o eclipse, alerta o OAL.